Cenário idílico





 

 



Almourol






Por Catarina Rodrigues


Num pequeno ilhéu, situado nas águas do rio Tejo, ergue-se o Castelo de Almourol. Uma construção imponente e ao mesmo tempo romântica por todo o cenário envolvente. Situado perto de Tancos, entre Vila Nova da Barquinha e Constância, a zona do castelo e grande parte da área envolvente é propriedade da Escola Prática de Engenharia de Tancos e é utilizada para a prática de exercício militar.
Classificado como monumento nacional desde 1910, esta construção secular não tem merecido a devida atenção pelos responsáveis, neste caso o exército português, e depende há muito da teimosia de algumas pessoas que insistem em conservar a memória do que muitos consideram ser o guardião do Tejo.
Apesar de ser visível algum abandono, o cenário não deixa de ser romântico e idílico. A paisagem parece mesmo retirada de um postal.
O “cais” se é que assim lhe podemos chamar tem um aspecto algo improvisado e mesmo artesanal. Os visitantes são transportados até ao ilhéu onde se situa o castelo em pequenas embarcações tradicionais da região, as chamadas chatas ou picaretes, propriedade de particulares. A travessia faz-se em menos de dois minutos, mas a viagem pode ser prolongada por mais alguns instantes se o barqueiro der a volta a todo o ilhéu. Uma forma diferente de apreciar este cenário é fazer uma viagem de comboio pela linha da Beira Baixa, onde se passa mesmo ao lado do rio e se vislumbra uma paisagem que consegue sempre surpreender.
O Castelo de Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques aos mouros e encerra em si várias histórias que ficaram por contar. Ao visitar este local visitamos um espaço onde decorreram várias lutas e batalhas históricas e é impossível não pensar em toda essa atmosfera.
A sua planta foi adaptada às formas irregulares do maciço granítico. Trata-se de um exemplo notável de arquitectura militar medieval, impondo-se a 310 metros de comprimento, 75 de largura e 18 metros de altura acima das escarpas rochosas. O seu interior está dividido em dois recintos: um voltado a montante, com a Porta de Traição e muralhas com nove torres circulares, e no interior, num plano mais elevado, a Torre de Menagem. Sobre a janela aberta da Torre de Menagem assenta a cruz característica dos Templários. No terraço a vista sobre a paisagem é magnífica.
O castelo vai, por força do peso dos séculos e pela falta de atenção sistemática, perdendo os encantos que outrora alcançou. Ainda assim é possível observar o que resta do que se julga terem sido os tronos do castelo. Esculpidos na rocha granítica, têm sofrido os efeitos de uma lenta erosão e são já pouco visíveis.
O Castelo de Almourol é uma das mais originais fortalezas existentes em Portugal e continua povoado por inúmeras lendas. Vale a pena conhecer este local e perceber que se trata de uma paisagem única que valeria a pena preservar.