Este evento trouxe até ao Pelourinho várias colectividades da freguesia de São Martinho
Castanhas e animação no Pelourinho
São Martinho em Festa

O pelourinho, no passado sábado, foi palco da 1ª Feira de São Martinho, um acontecimento organizado pela Junta de Freguesia de São Martinho.


Por Nuno Fernandes


A primeira Feira da São Martinho, uma feira franca de divulgação e venda de artesanato, que permitiu que este último sábado decorresse de forma diferente na Covilhã. O evento foi organizado pela Junta de Freguesia de São Martinho na “sala nobre da cidade”, conforme referiu ao Urbi et Orbi, Victor Tomás, presidente da junta de freguesia.
As diversas colectividades de São Martinho e as suas gentes aproveitaram esta feira para dinamizar o pelourinho com grupos de cantares, ranchos folclóricos, actuações de grupos de jovens, chamando desta forma a atenção de todo um concelho para o que se faz em São Martinho.
A animação das gentes, de diversas faixas etárias, e as castanhas andaram sempre de mãos dadas ao longo de todo o dia. O entusiasmo e alegria que as diversas actuações proporcionaram foram também uma forma de combate ao frio e ao vento que se fez sentir, mas que não conseguiu impedir as inúmeras pessoas que estiveram presentes no pelourinho, de assistir aos espectáculos e se inteirarem das diversas actividades proporcionadas pelas colectividades da freguesia de São Martinho, as associações presentes foram o Grupo Desportivo da Mata, a Liga dos Combatentes da Covilhã, o G.R. Refugiense, o C.C.D. Oriental de São Martinho, a A.D.R “Os Brincalhões”, a Fundação Conde da Covilhã e o Grupo Vitória de Santo António.
Para Victor Tomás, esta acção além de ser uma forma de “mostrar as actividades das colectividades e da junta” é também uma forma de “interacção entre pessoas para que estas participem” dando especial destaque as acções de voluntariado das pessoas que se disponibilizaram para fazerem os doces e arranjarem as castanhas, que se comeram ao longo do evento.
Quando questionado o porquê desta feira, Victor Tomás, referiu o passado em que “os saraus culturais” eram a grande actividade de São Martinho, mas a realização desta primeira feira, permite que “todos os anos haja esta feira” sendo ela acima de tudo uma “tarde cultural” proporcionada a cidade pela freguesia de São Martinho.