Por Mayra Prata Fernandes


Esta iniciativa da Associação Comercial trouxe até ao centro da cidade vários clientes

O Projecto Pelourinho Coração da Cidade, a cargo da Associação Empresarial da Covilhã Belmonte e Penamacor (AECBP), brindou os habitantes da cidade serrana com uma iniciativa fora do comum, desafiando algumas lojas a substituir os habituais manequins inanimados por manequins vivos. Os manequins vivos foram jovens que se disponibilizaram para posar nas montras das lojas, tendo exactamente a mesma função dos bonecos que costumamos encontrar, mas desta vez de uma forma original que fez parar até o trânsito.
Durante a tarde de dia 12, entre as 17 e as 19 horas, os manequins, despertaram espantos e sorrisos. Foram também protagonistas de um desfile de moda que teve lugar no Teatro-Cine, esse mesmo dia. O desfile durou cerca de três horas e revelou a capacidade de colaboração e organização de todos os parceiros envolvidos neste projecto.
De um lado e de outro, comerciantes e clientes, todos partilham da mesma opinião: a iniciativa Tons de Outono dá outra dinâmica ao comércio e à própria cidade, divulga os artigos e entretém quem passa pelas lojas.
O desfile começou ao som do violoncelo da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e terminou com um desfile de vestidos de noiva. Mas antes, passou por um grande momento de ternura e considerado por muitos o mais alto da noite, o desfile de crianças.
Foram cerca de 16 lojas a participar, mostrando roupas para todas as idades e ocasiões, e, também com uma participação especial de alunas do curso de Design Têxtil da UBI, que apresentaram, as suas colecções.
Miguel Bernardo, vice-presidente da AECBP explica que Tons de Outono é “uma iniciativa que se insere numa perspectiva de comunicação” em que, através da publicidade, se pretende ganhar prestígio e mostrar aos clientes que é muito melhor fazer compras num centro urbano do que em grandes superfícies comerciais e por outro lado, ao nível da comunicação interna, “suscitar uma maior capacidade concorrencial, de afirmação e de auto-estima por parte dos comerciantes locais perante o mercado”.
O vice-presidente da AECBP manifestou também a preocupação com a implementação na cidade de uma grande superfície comercial. Afim de preparar os comerciantes para tal impacto “tem sido desenvolvido um vasto conjunto de actividades”, acrescenta a mesma fonte.
O projecto contou não só com o apoio do curso de Design Têxtil da UBI como também do Centro de Recurso de Ensino e Aprendizagem (CREA), que produziu um filme de quatro minutos caracterizando a cidade no âmbito do programa “Pelourinho - Coração Comercial”. Miguel Bernardo diz que o balanço foi positivo, destacando a inovação da ideia das montras vivas e afirma que com o desfile o objectivo foi cumprido, “as coisas começam por aqui, o comércio continua nas lojas”, tudo em prol de uma “Covilhã coração comercial da região”.