Por Anabela F. Oliveira



"Quando estou a pintar, inspirada, fico alheia a tudo o que está à minha volta"

Foi através de um convite por parte da Câmara Municipal da Covilhã, que Maria José Craveiro conseguiu trazer os seus quadros ao edifício Arte & Cultura. A inauguração da exposição decorreu no passado sábado dia 13 de Novembro, por volta das 15 horas com um recheado “cocktail” para os convidados. O tema fulcral é: “A Beleza Natural do Ser Humano”. Dos 37 quadros expostos, todos eles retratam de alguma forma o belo natural do ser, uns através de algum erotismo, outros através da nudez e alguns abstractamente. A pintora, natural de Casegas, mas residente em Lisboa, quando questionada acerca da sua inspiração para o tema, afirma que: “ O ser humano é muito belo e merece ser retratado, para me inspirar basta o dia me correr bem, estar muito calma e pensar na minha futura neta que está quase a chegar”. Maria Craveiro utiliza sempre a técnica do carvão, porque não suporta o cheiro das tintas a óleo.
Os quadros expostos estão todos para venda, mas a artista declarou que o que interessa não é o lucro, mas ver o seu trabalho reconhecido. O preço varia entre os 150 e 750 euros. O evento não contou com a adesão de muitas pessoas, devido ao facto de nessa tarde decorrer a feira de S.Martinho, mas espera-se mais interesse por parte dos covilhanenses.





Perfil da autora



Maria José Craveiro nasceu na freguesia de Casegas, concelho da Covilhã a 12 de Novembro de 1946, mas actualmente reside em Lisboa. Desde muito cedo a sua vocação era a pintura. Frequentou uma Escola de Artes em Coimbra, mas dada a sua vida profissional não lhe foi possível continuar. Hoje reformada da função pública, dedica-se a preencher os seus tempos livres à pintura, desenvolvendo a sua arte no carvão. Como referência, o seu estilo é o ser humano e a sua beleza natural, bem como todos os seres vivos. Fez a sua primeira exposição em Cascais no ano de 2001, seguidamente em Lisboa, Coimbra e Vila Nova de Poiares onde o tema retratado foi a Família. A última exposição de 2004 será na Covilhã, e no próximo ano irá levar a sua arte a Miranda do Corvo.