A peça apresentada durante a noite de sábado não correspondia ao que estava previsto no programa
Festival de Teatro da Covilhã
Peças Trocadas

No passado sábado, 13 de Novembro, as pessoas que se deslocaram ao Teatro das Beiras depararam-se com uma alteração no programa. Em vez da esperada comédia “O Fim do Princípio” a peça que estreou foi “A Última Bobine” de Samuel Becket.


Por Carina Ascenção


O panfleto distribuído pelo Teatro das Beiras indicava que a peça de sábado, “O Fim do Princípio”, seria o programa ideal para quem desejasse uma noite divertida e cheia de humor.Para os espectadores, cujo espírito tinha sido preparado para assistir a um trabalho inspirado “na estética do cómico burlesco”, o início da peça “A Última Bobine” foi um choque do qual levaram algum tempo a refazer-se.
Fontes do Teatro das Beiras indicaram que a troca das peças se deveu à falta de espaço e de tempo para a montagem do cenário da peça “O Fim do Príncipio” e para a impressão e distribuição de novos panfletos.
No entanto, os espectadores encontravam-se revoltados por não terem sido avisados da alteração, pelo menos, no momento da compra dos bilhetes.
Porém, passada a surpresa inicial e as dificuldades de adaptação ao texto, a peça que retratava um homem com cerca de 70 anos, rodeado pela escuridão e pela solidão, prendeu a atenção da plateia. A história transmitia o doloroso confronto da personagem com os seus “fantasmas”, com as decisões do passado e com a recordação do grande amor por ele rejeitado. As memórias por ele gravadas, anos atrás, numa bobine acabaram por cativar o público. No final a peça foi fortemente aplaudida e a plateia reconheceu, apesar das circunstâncias, o valor do trabalho apresentado.