A Comunidade Urbana das Beiras está prestes a conhecer os órgãos deliberativos
Comunidade Urbana avança
Eleições para Comurbeiras em Janeiro

As eleições para a Junta e para a Assembleia da Comurbeiras (Comunidade Urbana das Beiras) vão decorrer "no mês de Janeiro", adianta o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia. Segundo aquele autarca, "o regulamento eleitoral será aprovado pelos municípios constituintes na primeira quinzena de Dezembro".


NC / Urbi et Orbi


"Se relativamente à Junta o processo será relativamente fácil, já na eleição da Assembleia da Comunidade o processo não será tão simples", considera. A Junta, que ficará sediada em Manteigas, será eleita pelos presidentes de câmara, de entre aqueles que se candidatarem. Já a Assembleia será constituída por 53 membros que serão eleitos a partir de listas concorrentes, que irão a votos "no mesmo dia, à mesma hora" em todas as assembleias municipais, explica Biscaia.
"É um processo com carácter universal em relação à comunidade", mas cujos detalhes dependem agora do regulamento eleitoral a aprovar, refere o presidente da Câmara de Manteigas. Biscaia admite o aparecimento de várias listas, "partidárias ou autónomas", com consequente realização de campanha eleitoral. José Manuel Biscaia falava após uma reunião de autarcas da Comurbeiras realizada na noite de segunda-feira, 8, na Covilhã. Ao contrário do esperado, no encontro acabou por não participar o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, adiando assim, também para a reunião de Dezembro, a constituição da comissão instaladora da Comunidade.
Entretanto, os autarcas presentes escolheram o presidente da Câmara de Manteigas, bem como os edis da Covilhã (Carlos Pinto) e Guarda (Maria do Carmo Borges), para representarem a Comurbeiras na reunião agendada para hoje, dia 16, que vai juntar todas as áreas metropolitanas e comunidades do país com o ministro das Cidades e Ordenamento do Território, José Luís Arnaut.
Enquanto que a sede dos órgãos decisórios - a Junta - fica sediada em Manteigas, a Assembleia e Conselho da Comunidade ficam localizados em Belmonte. A ComurBeiras é constituída pelos concelhos de Guarda, Almeida, Celorico da Beira, Meda, Trancoso, Sabugal, Manteigas, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda e de Belmonte, Covilhã e Penamacor, do distrito de Castelo Branco.