NC / Urbi et Orbi


São várias as empresas da região mencionadas no ranking

Num estudo sobre empresas portuguesas no ano de 2003, a Danone é a melhor das sediadas no distrito de Castelo Branco e a quarta a nível nacional. Já em termos de tamanho e volume de negócios ocupa a 115ª posição no ranking das mil estudadas. Também a Paulo de Oliveira, a Portucel Tejo, a Penteadora e a Auto Jardim são mencionadas na estatística cabendo-lhes os 471, 509, 670 e 832 postos, respectivamente.
Os resultados foram obtidos através de critérios quantitativos, nomeadamente, o Volume de Negócios (VN), os Capitais Próprios e o Números de Trabalhadores. No primeiro cruzamento de dados pode-se encontrar os indicadores de desempenho como Rentabilidade dos Capitais Próprios, Produtividade, Autonomia Financeira e Crescimento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e do VN. Na segunda fase, teve-se em conta uma dezena de factores de ordenação como Exportação, Menor Endividamento, Geração de Emprego e Lucros Acumulados, entre outros já referidos. A Danone aparece posicionada entre os dez primeiros lugares em nove desses critérios de ordenação, ocupando a liderança da tabela em termos de Rentabilidade de Capitais Próprios. Destaca-se ainda nas terceira e quarta posições com cerca de 29 e 65 milhões de euros em termos de Resultados Correntes e Lucros Líquidos Acumulados, respectivamente. É também a quinta empresa nacional no que se refere à Rotação do Activo, mas nos critérios de Geração de Emprego e Produtividade Real sustenta os sextos postos em ambos.
O estudo teve como base os relatórios e contas do ano económico de 2003, considerando apenas dados de empresas e não de grupos económicos. Também os jornais Público e Expresso fizeram as suas estatísticas, apresentando apenas as mil maiores empresas, onde englobam grupos financeiros. Apesar dos critérios económicos utilizados nos vários estudos serem os mesmos, a análise foi elaborada de forma menos aprofundada. É por este motivo que as mesmas empresas, referidas nos três jornais, são apresentadas em lugares diferentes das tabelas que ilustram as mil maiores em território nacional. Segundo o Público, a Danone Portugal posiciona-se em 101 da geral, enquanto que a Paulo de Oliveira fixa-se em 466 e a Penteadora em 615. Já o semanário Expresso aponta as mesmas empresas em 88, 270 e em 386, respectivamente. Este meio de comunicação refere ainda a Portucel Tejo no lugar 335, a Dielmar em 586 e a Fábricas Lusitana- Produtos Alimentares em 867. O DN e o semanário distinguem a Penteadora como a empresa albicastrense com a melhor Autonomia Financeira. Segundo os estudos realizados, o Diário de Notícias coloca-a em quarto lugar e o Expresso em 11º na tabela geral das melhores neste critério. A Danone, a Paulo de Oliveira, a Penteadora, a Dielmar e a Portucel são ainda referidas entre as melhores do panorama nacional, nos diversos sectores em que laboram. A empresa Danone Portugal, sediada em Castelo Branco, conta com um volume de negócios na ordem dos 154 milhões de euros (em 2003) e três de investimento em 2004. Com cerca de 307 trabalhadores, espera reunir cerca de 163 milhões de euros de facturação no final do corrente ano. Ainda que o VN represente um crescimento de cerca de 10,4 por cento é uma percentagem inferior a 2002. Mas a administração da empresa aposta na inovação e divulgação da mesma. Um dos exemplo desta linha de gestão é a comercialização de produtos para um público segmentado por faixas etárias. Alargar a quota de mercado é outra das metas e, para tal, a empresa tem recorrido a postos de venda menos vulgares, como cafés ou quiosques de praia, para vender os produtos lácteos frescos, conforme garante Martinho Tojo, director-geral da Danone.