Por Joana Freire

O número de alunos que recorre a este serviço não tem parado de aumentar

Actualmente, o plano de saúde da responsabilidade dos Serviços de Acção Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI) deixou de conseguir responder às necessidades dos pacientes que a ele recorrem. As consultas ginecológicas e de planeamento familiar são um exemplo disso mesmo. O número de jovens que solicita atendimento, sobrelotou de tal forma o limite semanal de consultas, que o período de espera pode actualmente chegar aos dois meses.
O gabinete médico situa-se no piso inferior da Residência Universitária II e as consultas são efectuadas todas as quartas-feiras, a partir das 14h30.
O acordo protocolar com o Centro de Saúde da Covilhã, prevê a intervenção de quatro médicas, que alternam semanalmente as suas deslocações até ao gabinete. A prestação de serviços é totalmente gratuita, assim como a disponibilização da pílula às pacientes. Porém, essa oferta nem sempre é possível, devido ao aumento no número de utentes. Quando se verifica essa escassez de recursos, é passada uma receita que podem apresentar em qualquer farmácia.
A ideia é satisfazer plenamente as exigências, e para isso, a administração dos SASUBI tem em vista a duplicação das consultas semanais, para que estas decorram não só às quartas, mas também às segundas-feiras. Apesar do coordenador da Sub-Região de Saúde de Castelo Branco, Francisco Sousa Baptista alegar indisponibilidade para a resolução deste problema, o administrador dos Serviços de Acção Social da UBI, Manuel Silva Raposo, até se dispõe a “pagar os medicamentos”.
O arranque desta iniciativa estava previsto para o presente mês de Novembro, mas embora tenham ocorrido alguns contratempos, os SASUBI pretendem remediar a situação "o mais brevemente possível".