A reposição dos filmes vencedores no Imago 2004 marcou o arranque do Art'UBI
ART’UBI 2004
Cinema em destaque nos primeiros dias do evento

A mostra de artes da UBI começou dia 16 com a apresentação de filmes premiados do festival IMAGO 2004 e uma retrospectiva do espaço “Open Space”. A organização vê neste evento uma forma de trazer à Covilhã formas diferentes de arte e uma oportunidade para aproximar a cultura dos estudantes.


Por Andreia Catarino Ferreira


Teve início na passada quarta-feira o Art’UBI 2004. A mostra de artes da Universidade da Beira Interior vai promover a música, o teatro, a dança e a fotografia, mas foi o cinema que marcou o primeiro dia do evento.
À semelhança do que aconteceu no Fundão, foi a vez da Covilhã acolher uma extensão do IMAGO 2004. Os amantes de cinema que acorreram ao Teatro-Cine, dia 16, puderam visionar alguns dos filmes premiados no festival. Títulos como “Calypso Is Like So” de Bruno Collet e “L’homme Sans Tête” de Juan Solanas fizeram a delícia dos presentes que, no final, elogiaram a iniciativa.
Paula Nunes afirma que poucas pessoas estiveram presentes no evento. “Talvez a publicidade tenha sido tardia, é uma falha que assumimos”, afirma a organizadora.
Apesar de tudo, dia 17, eram cerca de 40 os cinéfilos que se encontravam na expectativa de assistir à sessão retrospectiva do espaço “Open Space”. O trabalho dos Shynola (Richard “Kenny” Kenworthy, Gideon Baws, Jason Groves e Chris Harding) estava em destaque. O grupo especializado na criação de videoclips musicais animados “é incontornável quando se fala em arte verdadeiramente cinéfila”, como afirma Paula Nunes. No entanto, devido a problemas técnicos, as pessoas presentes não puderam assistir à videografia animada premiada, como era o caso de “Goodsong” dos Blur ou Queens of the Stone Age com “Go With The Flow”.
De qualquer forma, o Art’UBI irá prolongar-se até ao dia 4 de Dezembro e promete trazer todo o tipo de eventos artísticos à comunidade covilhanense e aos ubianos em particular. Segundo Paula Nunes, “as expectativas são boas, pois estamos a tentar apostar na qualidade”.