Seia
Freguesia da Cabeça
inicia requalificação urbana

NC / Urbi et Orbi


A Câmara Municipal de Seia apresentou no passado domingo, 7, o projecto de reabilitação urbana da freguesia da Cabeça, no decorrer do atendimento aos munícipes que o chefe máximo do executivo autárquico realiza, uma vez por mês, numa localidade distinta.
O “Projecto de Reabilitação Urbana da Cabeça”, uma das mais características aldeias do concelho, compreende a realização de estudos de caracterização urbanística do aglomerado e a elaboração dos projectos de execução em várias áreas de intervenção.
Trata-se do primeiro de um pacote de projectos enquadrados na estratégia de valorização e revitalização dos aglomerados rurais, que tem como objectivos a qualificação urbana dos aglomerados e dos seus espaços públicos, bem como a implementação e renovação das redes de infra-estruturas básicas (água, saneamento, iluminação pública e pavimentação).
O projecto compreende a realização de um estudo de caracterização do aglomerado que incide, entre outros, sobre o enquadramento paisagístico e urbanístico, o estado de conservação do parque edificado, o levantamento dos valores patrimoniais existentes, o diagnóstico sócio-económico e a definição de estratégia para a reabilitação urbana e dinamização sócio-económica do aglomerado.
Os projectos de execução a desenvolver incidirão sobre a redefinição do desenho e valorização do espaço público e eixos viários: renovação/definição de pavimentos; Renovação das infra-estruturas existentes (águas, esgotos, pluviais, electricidade, iluminação pública e telecomunicações).
Cerca de 90 por cento das habitações, têm já uma idade considerável, são feitas através das matérias-primas existentes na freguesia. Aqui o factor deslocação é muito importante, visto na altura das construções o traçado das vias de comunicação ser quase inexistente, rudimentar e os meios de comunicação serem bastante lentos e de fraca carga.
A par desta apresentação, a cargo do Arquitecto Miguel Kriphall, autor do projecto, foi inaugurado o novo edifício da Junta de Freguesia, onde terá lugar o atendimento aos munícipes.