Por João Simão


As estratégias de Gestão foram aplicadas à industria da restauração pela autora da tese

Pegar nas estratégias competitivas de Porter e aplicá-las ao sector da restauração tradicional numa região como o NUT III do cavados foi o que Carla Pereira fez na sua tese de mestrado, concluindo que neste caso as estratégias de Porter não se aplicam na totalidade. Esta dissertação foi aprovada com a classificação de Muito Bom.
“Estratégias Competitivas de Porter no Sector de Restauração – Caso do NUT III do cavado” é o tema da dissertação de mestrado que Carla Pereira apresentou dia 17 de Novembro na sala de reuniões do bloco 7 do Pólo IV da Universidade da Beira Interior.
Carla Pereira analisou as estratégias competitivas de Porter e aplicou-as a um sector específico como o da restauração, no NUT III do Cavado, região que engloba os concelhos de: Braga e Barcelos. As conclusões surpreenderam-na pois as estratégias do autor “não se aplicavam ao caso específico estudado, a restauração” conclui.
Durante a discussão entre o júri e a agora mestre Carla Pereira, Mário Raposo, orientador da tese e presidente do júri, sugeriu um artigo que especificasse o porquê das estratégias de Porter, considerado a base de toda a investigação dentro deste âmbito, não se aplicarem a um sector como o dos serviços.
A escolha de Porter e do sector da restauração partiu de Carla Pereira,”porque é um autor muito importante e pelo qual há uma grande afinidade; a restauração porque é um sector que me diz muito e do qual gosto muito, como iria ser um trabalho muito complexo e difícil optei por escolher um sector do qual gosto e com o qual pudesse aprender” justifica.
Com este trabalho Carla Pereira pretende ajudar “quem está no sector a identificar-se e a reajustar a suas estratégias de competitividade, o trabalho destina-se ainda para todos aqueles que pretendem entrar para que saibam quais as melhores estratégias a usar e que é feito actualmente”.
O arguente da tese, António de Sousa (UE), gostou particularmente do trabalho “por estar bem escrito e ser de leitura fácil” ao que acrescentou “a qualidade da revisão bibliográfica e uma metodologia bem adequada, logo uma boa dissertação”.