Por Lúcia Martins


O aniversário da tuna feminina "As Moçoilas" foi comemorado com um mega "Passe Cale"

Pela comemoração do aniversário de “As Moçoilas”, e no âmbito do VI Festival Académico de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior (FATFUBI), realizou-se na passada quarta-feira, dia 17, uma mega “Passa Calle”. O evento consiste em percorrer as ruas da Covilhã, bem como as suas tascas e bares típicos, de forma a apresentar a cidade às tunas participantes.
Durante o desfile foram executadas diversas provas para que, após avaliação do júri, fossem atribuídos os prémios deste acontecimento. Eram eles o prémio “Passa Calle”, para a tuna que mais pontuasse nas provas ao longo do percurso, e o prémio simpatia que reflectia a tuna mais unida e interactiva.
Foi a primeira vez que a “Passa Calle” foi pensada em versão mega. Até à data apenas foram realizados eventos semelhantes após o sol-posto. Todavia, neste VI FATFUBI o desfile foi separado em duas rondas: uma à tarde, outra à noite.
O início estava marcado para as 16 horas na Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), no entanto devido ao horário de funcionamento.
Iniciaram-se as cantorias e instalou-se o espírito académico. Numa fase do evento em que “As Moçoilas” apenas se faziam acompanhar pela Tuna Académica de Coimbra – “As Mondeguitas” e pela “Tesuna” – Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Mais tarde viriam a agrupar-se as restantes participantes.
Ainda no espaço da academia, e porque já era tempo de se dar início ao passatempo, foram efectuadas perguntas sobre a Covilhã às tunas convidadas. Mais cantoria e os olhos postos no bar seguinte. Aqui continuou a boa disposição e agora com mais membros. Acabava de chegar a “Spestuna” – Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa, Ponte de Lima. As perguntas efectuadas foram sobre tunas. Apenas faltava um bar antes do jantar, onde as tunas tiveram que responder a um questionário de cultura geral. Por fim, o jantar na Cantina da Boavista. Estava encerrada a primeira ronda do mega “Passa Calle”.
A segunda ronda iniciou-se logo após o café. As raparigas prosseguiram o seu trajecto rumo a um estabelecimento onde as esperava uma prova de Shot’s. Esta “demonstração” teve particular aderência e a ela seguiu-se uma prova de dança, onde foi possível mostrar mais alguns dos dotes dos elementos participantes do evento. Também por estas horas chegava a última tuna do encontro: a “Instiritus Tuna” – Tuna Feminina do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Sul, Monte da Caparica.
Aqui as tunas tiveram oportunidade de, uma vez mais, mostrar as suas aptidões para a música. A prova consistia em cantar uma música pimba. Também no destino seguinte, as tunas cantaram, mas desta vez a música era outra. Fado era o estilo. E porque a noite já ia alta, e alto era também o número de copos já ingeridos, algumas das tunas participantes davam os primeiros sinais de cansaço. “A Covilhã é espectacular, mas estas ruas sempre a subir e a descer dão cabo de qualquer um”, queixava-se Tânia Barbosa da “Tesuna” (Porto). O roteiro terminou uma prova de apresentação de uma das músicas que cada tuna iria apresentar na actuação do dia seguinte, o VI FATFUBI, realizado no teatro cine e onde foram apresentados as vencedoras dos prémios. Era tarde da noite quando se deu por encerrado o mega “Passa Calle” com a alegria das tunas participantes e a força que as une: a música e a academia.