Os alunos de Optometria começam agora a parte prática da sua formação
Alunos de Optometria colocam conhecimentos em prática
Exames à visão na UBI

Os alunos de Optometria da Universidade da Beira Interior estão a realizar exames gratuitos à visão no laboratório de Optometria.


Por Filipa Cristina


No âmbito da disciplina do 5º ano Optometria Laboratorial, a disciplina mais importante do curso de Optometria, os alunos finalistas contactam pela primeira vez com casos reais através de exames gratuitos à visão.
De acordo com o docente da disciplina, Pedro Monteiro, esta iniciativa concede aos alunos uma espécie pré-estágio, fornecendo uma formação mais sólida para a futura profissão que irão exercer. Nesta disciplina faz-se uma “reintegração dos conhecimentos que os alunos apreenderam em todas as disciplinas anteriores”.
O exame visual poderá durar até duas horas. Começa por uma entrevista, onde se determinam dados relevantes, passa por vários testes optométricos, e finalmente faz-se uma análise dos resultados. Todo este processo é visionado passo a passo por um docente. Pedro Monteiro alerta para a diferença que existe entre optometria e oftalmologia. De acordo com o docente, neste exame “não se trata nem se diagnosticam doenças oculares, apenas se trata em termos refractivos. No entanto, apesar de não se diagnosticarem patologias, se for encontrada alguma anomalia patológica no olho, enviamos o paciente a um profissional mais qualificado”.
Esta parte prática é considerada muito importante para a formação dos alunos. Cristina Nunes, finalista do curso, considera insuficiente que a prática apenas se realize no último ano do curso, justificando que “é aqui que se aprende realmente”.
Esta iniciativa já é feita há vários anos e este ano a adesão tem sido semelhante a anos anteriores. Os exames estão a decorrer até Fevereiro no laboratório de optometria da UBI e estão abertos a qualquer pessoa, sendo necessária uma marcação prévia.