Hip Hop português
"orgulhosamente diferente"




 

 

 

 

 

 

Ofício


Loop: Recordings | 200
4



"Impressões Digitais" marca a estreia em formato grande dos Ofício, de Aprendiz e Marroquino, num álbum inteiramente produzido por D-Mars (só o single, "O Mundo Inteiro", resulta de uma colaboração de D-Mars e Sagas na produção). Musicalmente, "Impressões Digitais" é uma pequena revolução, apresentando ao panorama nacional um hip hop orgulhosamente diferente, devedor de algumas cadências do dancehall que os próprios Ofício cultivam, mais contemporâneo, decididamente digital.
D-Mars sempre demosntrou uma enorme paixão pelo sampling, mas em "Impressões Digitais" seguiu uma via diferente, samplandi menos e programando mais, recorrendo menos aos loops de velhos discos de vinil e mais aos sons armazenados numa série de teclados. O resultado é um disco carregado de bounce, cortante e sobretudo pertinentetemente contemporâneo. A esse desafio, os MC's Aprendiz e Marroquino corresponderam com um enorme festival de flows, rimando e cantando, moldando palavras às necessidades específicas de cada groove.
Para o single decidiu-se fazer mais uma experiência, depois de se ter percebido que a melodia do refrão era estranhamente evocativa dop universo dos Xutos e Pontapés, o que nem será de estranhar porque a banda é uma referência incontornável para os dois membros dos Ofício. O convite a Tim naceu por causa dessa melodia e o veterano vocalista correspondeu ao apelo, entregando a sua voz ao refrão de "O Mundo Inteiro" onde a guitarra funk de T One e o baixo "jamaicano" de Kissassa marcam presença!