III Divisão
Estreito prossegue recuperação impressionante

NC / Urbi et Orbi


Pelo terceiro domingo consecutivo, o Estreito somou os três pontos. Uma recuperação impressionante de quem esteve sete jornadas sem conhecer outro resultado que não a derrota e que, parecia não ter estofo para a III Divisão. O certo é que, com algumas mexidas no plantel à mistura, os comandados de António Belo já não perdem há quatro jogos. Depois das sete derrotas seguiram-se um empate frente ao Torres Novas (1-1), e três vitórias com o Monsanto (1-0), Nazarenos (0-3) e, agora, Vieirense (1-0).
Na partida do último domingo a formação da Zona do Pinhal voltou a somar três pontos e, com isso, aproxima-se decisivamente da zona de manutenção. A equipa que já esteve dez pontos abaixo da linha de água está agora a apenas dois, o que abre boas perspectivas para a deslocação da próxima semana a Riachos.
Frente ao Vieirense, as “Águias do Moradal” nem sempre jogaram bem. Depois de uma primeira parte equilibrada, com ocasiões de golo (poucas) repartidas, o conjunto forasteiro assumiu as rédeas do jogo. Durante mais de um quarto de hora os leirienses tomaram conta das operações e, por várias vezes estiveram perto de abrir o marcador. Mas acabaria por reagir bem a turma beirã que, apesar de um sem número de oportunidades criadas a partir dos 65 minutos (fruto da entrada em campo de Nuno Alves), só aos 80 marcaria. Tabarra, com um chapéu bem medido ao guarda-redes forasteiro, marcou o golo solitário que garantiu a vitória e os tão necessários pontos.
O representante do distrito mais atrasado na classificação é, agora, o Sertanense. A formação do Pinhal voltou a perder, desta feita, no terreno do Peniche. Os sertanenses viajaram ao reduto do adversário privado de várias unidades fundamentais da equipa devido a suspensões, e não aguentou a pressão. Na primeira metade ainda conseguiu ir segurando o jogo dos locais, mas no segundo tempo não conseguiram sequer reagir.
Em Idanha-a-Nova esperava-se mais do conjunto de Joaquim Peres, que defrontava um dos “aflitos” da tabela. O certo é que o Eléctrico de Abrantes arrancou um justíssimo empate a uma bola. Golos, aliás, obtidos nos primeiros 10 minutos. Caronho, de grande penalidade, abriu o marcador aos 5 minutos e colocou os da casa em vantagem. Mas, mais cinco minutos volvidos, e os forasteiros restabeleciam a igualdade. Depois assistiu-se a uma partida completamente dominada pelos raianos que, apesar da maior percentagem de posse de bola e de lances de ataque não lograram chegar ao golo. Apesar do empate constrangedor frente a uma equipa modesta, o Idanhense mostrou assinaláveis melhorias em relação ao que vinha fazendo nas últimas partidas, e poderia muito bem ter ganho o jogo.
Os raianos estão agora na 15ª posição, a apenas cinco pontos da linha de água. Uma situação algo incómoda em vésperas de uma viagem à caranguejeira, onde mora o quarto classificado.