Desta vez, os veículos vão em direcção à cidade da Guarda
Várias entidades unidas
Nova marcha lenta contra as portagens

Desta vez os contestatários concentram-se na Guarda e trata-se de uma acção concertada entre as Comissões de Utentes da A23 e futura A25, onde o protesto vai decorrer em simultâneo.


Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


Depois do expressivo protesto em Castelo Branco, a 23 de Outubro, com a presença de vários presidentes de câmara do sul do distrito, a Comissão de Utentes da Auto-Estrada da Beira Interior (CUABI) volta a sair à rua para mais uma acção de contestação à decisão do Governo de acabar com o regime sem custos para o utilizador (SCUT) na A23. A marcha lenta está agendada para dia 7 de Dezembro, em conjunto com a organização congénere do IP5, que dará origem à futura A25, que se prevê que tenha também portagens.
A decisão foi confirmada na reunião da CUABI no Fundão, na passada terça-feira, 23, e já tinha sido anunciada após a marcha em direcção a Castelo Branco, que terminou em frente ao Governo Civil com um buzinão e a intervenção de vários autarcas.
Segundo Jorge Fael, da Comissão de Utentes, desta vez as viaturas que partem dos vário concelhos vão em sentido contrário, em direcção à Guarda, tal como os veículos que vão protestar novamente na futura A25. Está previsto encontrarem-se na ligação das duas vias e a concentração deverá acontecer também em frente ao Governo Civil da Guarda.
Jorge Fael diz que o objectivo é mais uma vez mostrar o descontentamento pela criação de portagens numa via sem alternativas e numa região que vê a auto-estrada como um factor de desenvolvimento. Para este responsável trata-se de "uma medida inaceitável" e espera que "o bom senso impere". "A única coisa irreversível é a continuação dos protestos até ao limite do possível", responde, quando questionado sobre a possibilidade de um eventual recuo por parte do Governo. Fael acrescenta que "até ao lavar dos cestos é vindima", mas avisa que "na eventualidade de virem a ser criadas portagens os protestos não vão parar".

Nascimento solidário com Comissão de Utentes

À margem da reunião de Câmara, o vereador socialista Miguel Nascimento elogiou a CUABI e disse estar solidário. Miguel Nascimento justificou a sua ausência na marcha-lenta até Castelo Branco por motivos de saúde e adiantou que conta estar presente nas acções que se seguem. "Todos temos o dever de continuar a trabalhar ao lado da Comissão de Utentes, reforçando as suas actividades, para mostrar ao Governo que esta medida é injusta", frisa.
O socialista lembrou que a A23 foi construída em cima do antigo IP2 e que não existem alternativas, pelo que não é justo cobrar portagens, considera. Nascimento sugeriu que "se o Governo quer equilibrar o orçamento que combata a evasão fiscal". Este responsável acrescentou ainda que "dá a sensação que este Governo se está a valer do fraco peso eleitoral desta zona para compensar as dificuldades que tem no litoral", sublinha.