Por Esmeraldina Costa


A comparação entre os dois sistemas de ensino foi o tema central desta conferência

Numa altura em que os sistemas universitários se deparam com os eventuais efeitos da Declaração de Bolonha, Claude Beauchamp, professor de Ciências sociais da Universidade de Laval do Québec, veio a Universidade da Beira Interior (UBI), proferir uma conferência intitulada “Sistemas Universitários Comparados”.
Esta conferência realizou-se na passada terça-feira e teve como principal objectivo apresentar o sistema de ensino superior que vigora no Québec (Canadá) de forma a estabelecer uma comparação com o ensino português.
Desde 1960 que o Estado canadiano visa inculcar uma democratização do ensino permitindo o acesso de todos os alunos sejam eles, ricos ou pobres ao Superior. Inspirado no sistema francês o ensino canadiano marca uma confluência da cultura europeia e americana.
Segundo Claude Beauchamp uma das grandes diferenças que se verifica entre o ensino praticado no Québec em relação ao sistema europeu é o facto de existir na Europa uma dispersão do ensino em vários institutos politécnicos. Tal situação não se constata no Canadá uma vez que os estudos depois do secundário se concentram essencialmente na Universidade. Isto fica patente na medida em que a Universidade de Laval no Québec conta com a inscrição de 37 mil alunos. Para o docente canadiano “tudo passa pela universidade”, sendo este um espaço que prepara os jovens não só a nível dos conhecimentos teóricos, mas também para fazer face aos problemas que surgem na vida quotidiana.
Esta visão pragmática do ensino altamente influenciada pelo sistema americano configura-se como um dos principais objectivos do programa de Bolonha que entrará brevemente em vigor no panorama europeu, incluindo Portugal.
Este programa apresenta-se segundo as afirmações de Claude Beauchamp como “uma solução para exaltar o espírito da comunidade europeia no domínio do ensino superior”. O docente ainda salienta que “ esta globalização do ensino superior” será uma mais valia no sentido de favorecer o deslocamento dos alunos e professores pelas várias universidades europeias, facilitando deste modo o intercâmbio de conhecimentos.
Esta conferência constituiu assim numa reflexão sobre as transformações que se avizinham para o ensino superior, dando a conhecer aos que presenciaram nesta conferência as características dos métodos de ensino praticados em terras canadianas.