Por João Simão


O desenvolvimento de ferramentas informáticas está na base deste doutoramento

É possível aumentar a produtividade duma empresa do vestuário apenas melhorando a organização da produção. Para isso serve o sistema de informação desenvolvido por Pedro Araújo apresentado na sua tese de doutoramento que recebeu do júri unânime aprovação.
Apresentada quarta-feira dia 24 de Novembro na Sala dos Actos, na Reitoria da UBI, a tese “Demonstração experimental do valor dos sistemas de informação” de Pedro José Araújo mostrou um novo modelo que permite analisar o rendimento e a produtividade dum posto de trabalho, no caso especifico da indústria do vestuário.
Com este sistema de informação “é possível às empresas sem terem de recorrer a novas máquinas melhorar a produção porque melhoram a organização”. Este sistema fornece dados relativos ao desempenho do trabalhador e à produtividade do mesmo, “qualquer diferença que exista entre estes valores representa uma falha na organização” descreve. Assim desta forma os empresários ficam a saber que hipóteses há para rentabilizar mais um posto de trabalho, aumentando a produção e a produtividade do mesmo.
Em relação a outros sistemas no mercado, o agora apresentado inova porque não se limita a medir a quantidade da produção. “Enquanto que outros sistemas medem à peça produzida este vai mais longe e mede a qualidade da organização e da produção, mostrando os erros e permitindo correcções” explica o autor do sistema.
O tema para este doutoramento surgiu pela ligação do agora Doutor Pedro Araújo com o sector da industria do vestuário, e por ter visto que o maior problema com que as empresas portuguesas se debatem “não é nem a falta de maquinas tecnologicamente desenvolvidas, nem tão pouco da mão do obra mas sim pela desorganização das fábricas”.
Com esta tese existem já algumas empresas que estão a recolher frutos do sistema de informação implementado. Para ser possível este estudo foi criado de raiz o sistema que permite monitorizar constantemente a produção da empresa, incluindo software e hardware.