Por Vânia Pereira


Este ano, o Banco Alimentar Contra a Fome contou com a ajuda de inúmeros cidadãos

O Banco Alimentar Contra a Fome (BACB), da Cova da Beira conta com a colaboração de 300 voluntários que passam o fim-de-semana nos supermercados da região ou nos armazéns onde ficam guardados os alimentos doados. Este ano foram pesadas 19 toneladas em alimentos, “principalmente arroz, massa, leite, óleo, açúcar”, comenta Sofia Pires, voluntária nos hipermercados.
É durante a época natalícia que as pessoas estão mais receptivas a ajudar o próximo, mas esta não é a única razão apontada para o maior sucesso da campanha de natal, como refere Paulo Pinheiro, vice-presidente do Banco Alimentar da Cova da Beira, a exercer funções de presidente, “ há a vantagem dos hipermercados funcionarem neste período com horários mais alargados, o que permite que haja mais gente às compras e, naturalmente, há uma maior cooperação.”




Uma ajuda preciosa

O Banco Alimentar da Cova da Beira centraliza a recolha de alimentos e depois entra em contacto com instituições especialistas na distribuição de alimentos estabelecendo protocolos com as mesmas. Os alimentos são entregues a instituições, pois “o Banco Alimentar não distribui a particulares, é uma questão estatutária” além disso, as instituições conhecem melhor os problemas de cada zona “ no Banco Alimentar não tínhamos capacidade para conhecer os problemas da Covilhã, de Belmonte e do Fundão”, explica Paulo Pinheiro.
Para todos os que trabalham nesta campanha as melhoras em relação às anteriores são notórias, “agora já nem é preciso estar a explicar as pessoas, ás vezes, chegam e pedem um saco” salienta Sofia Pires. O presidente do Banco Alimentar destaca a quantidade de alimentos, mas principalmente, a aceitação das pessoas,”de início foi complicado, porque não éramos conhecidos e as pessoas tinham alguma desconfiança, actualmente, já começamos a ser conhecidos e o nosso trabalho é reconhecido, sobretudo para quem está na área da solidariedade social”.
De acordo com dados fornecidos pela Federação Portuguesa do Banco Alimentar Contra a Fome, a campanha a nível nacional está a recolher mais dez por cento de alimentos, mas o BACB está a recolher mais 35 por cento. Esta campanha vai abranger neste semestre 2000 pessoas na região da Cova da Beira.