Foram várias as tunas a marcarem presença
Castelo Branco
“Tunas cantam e encantam”

O Cine Teatro Avenida de Castelo-branco, acolheu no passado dia 27 o segundo festival de Tunas Académicas de Castelo-Branco, II Apiadêre.


Por João Lourenço


O Cine Teatro encheu-se para aplaudir o “mega” festival aí realizado, organizado pela Real Tuna Académica de Castelo Branco (G.A.I.T.A. dú Apiadêre).
Estiveram presentes a concurso a Estudantina Académica do ISEL (Lisboa); a Tuna Académica da Universidade do Algarve (Versus Tuna); a Estudantina Académica da Madeira; a Tuna de Montilla (Espanha) e a Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum Açores (T.U.S.A). Além da “G.A.I.TA.”, a tuna organizadora do festival, actuou como tuna extra-concurso, a Tuna Académica Feminina da ESART (D´Artatuna) de Castelo Branco.
A “T.U.S.A” tocou e encantou mesmo o júri albicastrense arrebatando três dos nove prémios a concurso, tais como: Prémio Simpatia; melhor Pandeireta; e o Prémio mais valioso, melhor Tuna. À Estudantina da Madeira coube o prémio de Tuna Mais Tuna e o Prémio de Segunda Melhor Tuna. A Estudantina do “ ISEL” levou para casa o prémio de Melhor Porta-estandarte. Aos “Espanhóis” foram entregues os Prémios de Melhor Solista e Melhor Instrumental. Por fim aos “Algarvios”, tuna vencedora do” I Apiadêre” em 2003,coube o Prémio G.A.I.T.A.
A G.A.I.T.A. faz um balanço positivo deste festival e deixa no ar a promessa aos albicastrenses: “Paro o ano há mais”.