Kilimanjaro
Covilhanense tenta subida

Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


O montanhista covilhanense Carlos Tavares está integrado numa expedição que se propõe subir ao mais alto pico de África. Trata-se do Kibo, nas montanhas do Kilimanjaro. A excursão partiu de Portugal no sábado 27 e iniciou a escalada na terça-feira, 30. Antes do pico principal, a 5 685 metros de altitude, que deverá ser atingido no próximo domingo, 5, os alpinistas fazem um percurso que contempla uma subida gradual da montanha para uma melhor aclimatização. E hoje mesmo, sexta-feira, 3, devem chegar ao cume do Mawenzi (5 149 metros).
A cordilheira do Kilimanjaro é uma das mais famosas do mundo, não só por ser o ponto mais alto do continente africano, mas também por ser o único sítio do planeta onde se pode ver neve durante todo o ano apesar de se situar numa zona tropical.
Em declarações ao NC antes da Partida, Carlos Tavares mostrava-se “bastante entusdiasmado e esperançado em atingir o ponto mais alto”. Esta era, afirma, “a etapa seguinte depois de, há dois anos, já ter escalado o Monte Branco, nos Alpes”.