Cuidados redobrados
Protecção Civil alerta para medidas contra o frio e neve

NC / Urbi et Orbi


Chegou a altura da chuva, baixas temperaturas e queda de neve e a Protecção Civil de Castelo Branco aconselha as pessoas a tomarem precauções, como é o caso do alerta aos condutores para o piso escorregadio.
Mas esta entidade chama também a atenção para as zonas onde há ou possa vir a cair neve. Aconselha a usar várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso e a evitar roupas muito justas ou que façam transpirar. Sublinha que o ar frio é mau para a circulação sanguínea e pedem para que se tenha cuidado com as lareiras em lugares fechados, sem renovação de ar.
A Protecção Civil recomenda que se evite uma exposição excessiva ao frio, que se procure não sair de casa quando há muito vento, que se proteja o rosto, para evitar a entrada de ar muito frio nos pulmões e que se evite caminhar em zonas com gelo ou neve, para que não ocorram quedas.
No caso de viajar de automóvel é aconselhável verificar o nível de gasolina, as luzes, os travões, andar precavido com correntes de neve e colocar um líquido anti-congelante no radiador. Recomenda-se que se ligue o motor cerca de dez minutos em cada hora, que se abra uma fresta na janela para a renovação do ar e que se mantenha o tubo de escape limpo de neve. Para além disso, é conveniente que se vão fazendo movimentos com os braços, pernas e dedos, para manter a circulação.