Por Filipa Cristina


Muitos foram os temas abordados num evento aberto a toda a comunidade

Manuela Braga, do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, falou dos limites da humanidade em relação ao animal, mostrando vários objectos religiosos onde o sagrado e o profano se encontram representados, e que têm por trás de si pequenas histórias de carácter popular que se encontram satirizadas.
Os exemplos dados por Manuela Braga foram muitos e variados: desde a ideia do Bem e do Mal, passando pela ligação entre os actos sexuais e o acto de tocar um instrumento musical, até às manhas femininas, muitos foram os temas encontrados em figuras religiosas portuguesas da Idade Média.
O objectivo de Manuela Braga é “pôr a pedra ou a madeira a falar”. Esta investigação foi a primeira realizada em Portugal sobre este tema, investigação que demorou três anos a ser concluída.
As palestras foram organizadas por Jorge Bacelar, docente no Departamento de Comunicação e Artes da UBI, com o objectivo fundamental de “complementar as disciplinas de design e de história de arte”, embora estejam abertas a toda a comunidade.
Hoje realizar-se uma palestra, tendo novamente como oradora Manuela Braga, e que terá como assunto principal os limites entre a humanidade e a bestialidade.