Nos dias 10 e 11 de Dezembro
Ligações entre comunicação e política em debate


A problemática das relações entre comunicação e política estarão em debate na UBI, nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro. As jornadas organizadas pelo Departamento de Comunicação e Artes e pelo Labcom vão colocar em cima da mesa questões relacionadas com estes dois temas. Entre outros assuntos será abordada a legitimidade do poder, as relações entre o público e o privado, o segredo de Estado e o consentimento dos Governados.
De entre muitos participantes destaca-se a presença de Enric Saperas, da Universidad Rei Dom Juan Carlos. que irá relacionar comunicação e política com a representação da identidade social e de José Pacheco Pereira, professor no ISCTE e na Universidade Autónoma de Lisboa, com uma comunicação que irá abordar os processos de decisão política e os media. Os blogues políticos em Portugal, a relação entre sistema político e sistema mediático, a arte de falar ao senso comum, audiências e manipulação e a pressão política sobre os líderes de opinião, serão outros dos temas a ser debatidos pelos participantes. A ocasião será ainda aproveitada para o lançamento do livro “Comunicação e Política: Abordagens e conceitos fundamentais” da autoridade de Albino Canelas Rubim, da Universidade Federal da Bahia.
A iniciativa terá início na Sala dos Conselhos da UBI, pelas 14 horas da próxima sexta-feira e continuará no sábado a partir das 9h30 da manhã.

Ver programa