Por Inês Pombo


Durante o almoço-convívio o grupo pediu uma enfermaria isolada para os alcoólicos recuperados

Cerca de 50 alcoólicos recuperados levaram os seus familiares ao almoço de Natal, organizado pelo Grupo de Voluntariado da Unidade de Alcoologia do Centro Hospitalar da Cova da Beira, no passado domingo, dia 12. Beneficiando da ocasião o presidente da direcção do extinto Centro de Alcoólicos Recuperados, José Amarelo, representante do grupo, fez um pedido de Natal a Miguel Castelo Branco, director do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB). “Uma unidade específica, isolada, para doentes alcoólicos, para criar melhores condições para que os doentes alcoólicos tenham um tratamento digno durante o internamento.” Uma vez que “neste momento, temos uma enfermaria, mas o doente está em contacto com outros doentes com patologias diferentes, e este contacto não é salutar para um alcoólico em recuperação”, segundo o presidente do Grupo.
Passava pouco mais das 13 horas e 30 minutos, quando, José Manuel Amarelo deu inicio ao almoço através de um discurso onde realçou que “o objectivo principal desta iniciativa é o de, uma vez mais, reunirmos amigos e familiares que vivem o problema e a doença do alcoolismo, para que assim possamos sentir o verdadeiro sentido da vida.” Aproveitou ainda para agradecer ao presidente do CHCB, aos técnicos de saúde da instituição, assim com a todos os presentes, “o esforço e o empenho com que abraçaram esta causa, pois só assim é que conseguimos alcançar aquilo por que sempre lutamos, um centro hospitalar, no Fundão".
O sorriso no rosto dos presentes foi constante ao longo do almoço. Na mesa, nada de álcool. As águas e os sumos, esses esgotaram. José Amarelo refere a meio do almoço um dos lemas do grupo: “ Somos a favor do uso mas, contra o abuso de álcool”, para introduzir o testemunho de Carlos Fonseca, alcoólico em recuperação, proveniente de Lisboa. Carlos Fonseca esteve às portas da morte. Fez uma viagem longa para dar força a todos os que estão em recuperação na Cova da Beira, pois tal como afirma: “ tenho uma alteração no sistema nervoso derivada ao abuso no consumo de álcool, mas mesmo assim estou aqui para enfrentar uma vida nova. Tenho um objectivo: olhar por mim, para olhar pelos outros”.
Miguel Castelo Branco, director do Centro Hospitalar Cova da Beira, também esteve presente neste convívio, mas não ficou para almoçar. No entanto, ainda houve tempo para realçar as vitórias deste grupo “ o pedido de ajuda do extinto Centro de Alcoólicos da Cova da Beira, a força e a determinação das pessoas que estão à frente deste projecto e o desenvolvimento do trabalho no apoio às famílias de alcoólicos recuperados através da participação da comunidade.” A resposta ao pedido de José Amarelo ficou por dar.
Durante o almoço houve ainda uma exposição de artigos artesanais elaborados pelos alcoólicos recuperados pertencentes ao grupo, destacando os quadros de João Matias. As receitas da exposição revertem a favor do Grupo, pois, segundo José Amarelo, “ o principal problema deste grupo é a falta de dinheiro e de apoios, então tudo o que vier será bem-vindo!