Foram muitas as pessoas que acorreram ao certame onde as sopas tradicionais eram o ex-libris
Mostra gastronómica
Sabores e saberes na ANIL

A ANIL recebeu no passado fim-de-semana, 10 a 12, a Feira do Turismo e Produtos Regionais. A esta juntou-se também a 1ª Feira das Sopas, numa iniciativa conjunta do Lions Clube da Covilhã e da ANIL. Mais de 40 expositores e 20 restaurantes, numa mostra dos sabores e saberes da região.


Por Celina Gonçalves


A Feira do Turismo e Produtos Regionais é essencialmente uma mostra daquilo que se faz na região, tanto em termos de turismo, como dos produtos que a caracterizam: queijo, doces, artesanato, vinhos e licores, enchidos, peles, entre outros. De tudo isto foi feita esta feira.
Mas, a Feira tinha também outro objectivo, a venda de produtos regionais. Neste aspecto, os artesãos não se mostraram muito satisfeitos. Queixaram-se de poucas visitas e de menos vendas ainda. Maria da Silva, artesã, manifestou algum descontentamento quanto ao facto de se ter prolongado a Feira de Artesanato no Pelourinho, receando que tal pudesse contribuir para uma fraca adesão a esta feira.

Cerca de mil sopas vendidas na priemira feira do género

O Lions Clube da Covilhã organizou a 1ª Feira das Sopas, na Covilhã. Maria de Fátima Padês, directora do Lions Clube da Covilhã, mostrou-se muito satisfeita com esta iniciativa, uma vez que o dinheiro realizado se destina a fazer a “grande Ceia de Natal, para as famílias mais carenciadas da região. Deste modo, estas famílias poderão ter um Natal mais feliz”.
Colaboraram 20 restaurantes nesta iniciativa, contribuindo cada um com a sua sopa. Neste âmbito, efectuou-se um concurso. As três sopas mais solicitadas recebiam uma taça e as restantes, uma menção honrosa. Assim, em primeiro lugar ficou o restaurante Ex-Libris, com a Sopa da Pedra, em segundo o restaurante Traineira, com o Creme de Marisco e em terceiro, o restaurante Varanda dos Carqueijais, com a Sopa de Peixe. A Feira foi também um dos pontos de visita de José Sócrates, o secretário-geral do PS, na sua passagem pela Covilhã. Um certame em que os visitantes ficaram a conhecer melhor a sua região e a saber que nem só de neve vive a Serra da Estrela.