I Divisão Distrital
Três equipas dividem a liderança

Já ninguém se atreve a fazer prognósticos. O Campeonato está imprevisível e bastante disputado. Digno de se ver.

NC / Urbi et Orbi


Está tudo ainda mais complicado no topo da tabela da I Divisão Distrital. Imprevisível e bastante disputado o campeonato chega à 10ª jornada com três equipas em igualdade pontual na liderança. Fundão, Penamacor e Oleiros, depois de inícios de temporada distintos chegam ao fim do primeiro terço da principal prova distrital com 19 pontos. E como se já não tivessem que se preocupar uns com os outros, ainda vêem o Cariense a morder-lhes os calcanhares e o Estrela de Unhais a ameaçar juntar-se-lhes no trono.
Aliás, a turma de Unhais da Serra foi um osso duro de roer para a Desportiva Fundanense que, apesar de ter marcado o único golo da partida logo no primeiro minuto de jogo, esteve longe de ter o domínio absoluto do mesmo. O conjunto local reagiu bem e até ao final nunca parou de tentar a igualdade que, apesar do esforço nunca surgiu. No entanto, assistiu-se a uma partida emocionante e com várias ocasiões de golo para ambas as partes. O empate seria o resultado mais justo mas, no futebol, a justiça do resultado é um conceito muito relativo.
O certo é que com os três pontos conquistados, o Fundão ascende ao primeiro lugar em virtude de ter o melhor ataque da prova – e até no goal average está empatado com os de Penamacor. Os raianos, por seu lado, deram o pontapé na crise com uma vitória tangencial sobre o Vitória de Sernache. Picas, aos 70 minutos, marcou o tento solitário que permite aos penamacorenses continuar no pelotão da frente. Ainda assim, o jogo foi pobre, com duas equipas que pareciam amedrontadas e que pouco arriscaram para azar do público que se deslocou ao Municipal de Penamacor.
No Teixoso assistiu-se a um bom jogo. A turma da casa não se atemorizou na recepção ao líder e não embarcou em jogar para o empate, embora a partida tenha terminado com uma igualdade. Os golos é que foram algo estranhos. É que, os dois tentos da partida foram… auto-golos. Primeiro foi Kikas a trair o seu guarda-redes. Estavam decorridos 75 minutos e o Teixosense assumia o comando “acidentalmente”. Mas os dacasa não se ficariam a rir e, 15 minutos depois, seria a vez de calhar a fava a Chasqueira que, na sequência de um pontapé de canto, desvia a bola para dentro da própria baliza. O empate teve consequências mais nefastas para os visitantes que, ao somarem apenas um ponto se deixaram apanhar na liderança.
De resto, e numa jornada com poucos golos, as excepções foram Belmonte e Escalos de Baixo. Os belmontenses receberam e golearam o “lanterna vermelha”, Desportivo de Castelo Branco, por 5-2, enquanto os escalenses, na recepção ao Salgueiro não fizeram por menos e terminaram a vencer por 4-1.