Um ciclo de palestras que tem como principal objectivo mostrar o lado prático da ciência

Ciclo de colóquios
Universidade desperta jovens para a ciência

A universidade está a organizar um conjunto de conferências para despertar o gosto pela ciência nos jovens. O primeiro desses eventos teve lugar na passada terça-feira.

Por Fábio Moreira


“Comunicações móveis: passado, presente e futuro” é o nome da conferência que teve lugar na terça-feira, dia 7, no pólo das engenharias da Universidade da Beira Interior (UBI), com o orador Carlos Salema, professor do Instituto Superior Técnico em Lisboa.
Esta conferência foi a primeira de uma iniciativa mais vasta de um ciclo de conferências organizadas pela UBI, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Ensino Superior. Segundo a organização, este ciclo, denominado “Despertar para a Ciência”, tem como objectivo incentivar o interesse pela ciência junto dos jovens.
Depois de ter sido introduzido por um dos responsáveis, Carlos Salema iniciou a sua exposição com uma sequência de factos históricos que levaram à possibilidade das comunicações móveis. Depois, o professor explicou como a informação é tratada para um sistema móvel e, para finalizar, foi explicado como operar um sistema de rádio móvel.
Após terminar, o orador disponibilizou-se para ouvir dúvidas da plateia que encheu o anfiteatro 8.1. uma das questões que surgiu foi a do perigo das radiações emitidas pelos telemóveis. Carlos Salema confirmou que os telemóveis emitem radiações que podem ser mais perigosas para o cérebro, quanto mais próximo o telemóvel se encontrar da cabeça. O professor sugeriu “a utilização de auriculares” para o telemóvel ficar mais distante.
A terminar, Carlos Salema deu aos presentes uma informação decerto desconhecida para muitos. “A razão porque têm de desligar os telemóveis quando andam de avião não é por fazer interferência com os aparelhos” disse. O motivo “é um favor que as companhias aéreas fazem às operadoras de telemóveis” afirmou o orador. O telemóvel funciona com a informação a ser transmitida de umas estações base (as chamadas antenas de telemóvel) para outras, e sendo a mais perto da pessoa que está a utilizar o aparelho aquela que recebe e envia essa informação. Como a bordo de um avião se passa muito rapidamente por várias antenas isso complica bastante o funcionamento do sistema.
O ciclo de conferências “Despertar para a Ciência” volta em 2005 com os temas “A Medicina na Era Pós-genómica” em 12 de Janeiro, “Uma Viagem ao Mundo dos Robots” em 9 de março e “”Reparar, Substituir, Regenerar e Algumas Gotas do Elixir da Juventude” a 6 de Abril.