Um ciclo de conferências que pretendeu complementar algumas aulas leccionadas no Departamento de Comunicação
Desordens Artísticas
As margens do humano

Monstros e prodígios foram assuntos abordados na palestra dirigida por Manuela Braga, na passada terça-feira, dia 7 de Dezembro, no anfiteatro da Parada na UBI, inserindo-se no tema "Desordens
Artísticas".


Por Cláudia Carvalho


Manuela Braga, investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, abordou temas de arte relacionados com a ciência, com as gravuras, com o fantástico e com a dissolução dos contornos do humano.
A investigadora falou das naturezas do corpo e das criaturas e das suas margens que podem remeter para uma monstruosidade. Revelando que todas as deformações que os seres monstruosos apresentam têm uma finalidade, tornando-se assim seres fantásticos. Segundo Manuela Braga "apesar da natureza exorbitar e nos mostrar o espelho que nós não somos por um lado, por outro ela mostra-nos, igualmente, marcas de prodígio e sucesso".
Esta foi a primeira investigação realizada em Portugal sobre este tema e foi trazida à UBI sob a organização Jorge Bacelar, docente na mesma universidade.
A investigação foi dividida e apresentada em duas palestras, decorrendo segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de Dezembro respectivamente.
As sessões foram organizadas no âmbito das cadeiras de História de Arte e Design com o objectivo fundamental de as complementar, embora estivessem abertas a todos os alunos e docentes das licenciaturas do Departamento de Comunicação e Artes.