NC / Urbi et Orbi


Segundo os responsáveis, o Sanatório dos Ferroviários vai passar a ser pousada

A Turistrela anunciou que vai transformar o antigo Sanatório dos Ferroviários da Serra da Estrela numa unidade hoteleira com projecto do arquitecto Souto Moura, num investimento que deverá ascender a dez milhões de euros.
Em 1998, aquela empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela cedeu o imóvel à ENATUR pelo preço simbólico de um escudo, em cerimónia apadrinhada pelo então primeiro-ministro António Guterres, havendo a condição de a ENATUR transformar a relíquia arquitectónica de 1927, da autoria de Cottinelli Telmo, numa das pousadas de referência da sua rede nacional.
Porém, o projecto nunca avançou, pelo que o imóvel regressa agora à posse da primeira empresa, "tal como previsto no contrato.
Faltam apenas acertar alguns aspectos burocráticos", disse Artur Costa Pais, presidente da Turistrela. "O investimento foi por várias vezes adiado e a nova gestão da ENATUR já disse que não está interessada. Já perdemos a paciência e vamos nós avançar com a obra", acrescentou.
Segundo Costa Pais, os trabalhos serão baseados num projecto do arquitecto Souto Moura, "que foi pago pelo Fundo de Turismo" e cujo concurso público internacional para execução chegou a ser anunciado em Fevereiro de 2003, sem que tenha sido concretizado.
Durante o primeiro trimestre do próximo ano, a Turistrela pretende chegar a acordo com um grupo hoteleiro internacional para gestão da futura unidade, para que a obra possa ser lançada no segundo trimestre.
Artur Costa Pais justifica o investimento com a crescente procura turística da Serra da Estrela. "Actualmente, registamos crescimentos de 25 a 50 por cento nos nossos dois hotéis. A próxima passagem de ano já estava esgotada em Outubro e com os preços mais elevados de sempre", disse.
"Já temos inclusivamente reservas para o Carnaval e Páscoa de 2005", acrescentou.
Aquele responsável aponta a modernização da estância de esqui da Torre, no último Inverno, como uma das principais razões para o crescimento da procura. O projecto de Souto Moura encomendado pela ENATUR para recuperação do antigo sanatório contempla 56 quartos (35 duplos), cinco quartos familiares, 16 suites e uma suite presidencial, além de diversas estruturas de lazer e bem-estar. Segundo Artur Costa Pais, o projecto deverá contemplar alguns ajustes para ter cabimento no orçamento previsto da ordem dos dez milhões de euros, "mas sem perder a sua grandiosidade e distinção".