Por Filipa Cristina


Passaram 120 anos sobre o dia em que foi dada a primeira aula na escola da Covilhã

“Escolhemos esta data por ser a data comemorativa da primeira aula que foi leccionada na nossa escola, mais precisamente no dia 16 de Dezembro de 1884”. Foi esta a afirmação que Isabel Fael, directora do Conselho Executivo, deu para justificar que o habitual Sarau, que tradicionalmente se realiza em Maio, este ano tenha tido uma data diferente.
O principal objectivo do Sarau é fomentar a interactividade entre professores e alunos, visto que participam em conjunto no espectáculo. Tiago Rodrigues, docente de matemática, considera que “o contacto não formal entre alunos e professores contribui decisivamente para uma aprendizagem mais significativa”.
A iniciativa partiu do grupo Criar Laços e do Clube de Teatro da escola. O público, constituído sobretudo por professores, alunos e família, pôde assistir a vários momentos, desde teatro a música, passando pelo sorteio de um cabaz de Natal e pela entrega de prémios a alunos e professores.
A adesão foi a esperada, embora este ano Isabel Fael considere que os bilhetes se esgotaram mais depressa que em anos anteriores. Isso deve-se a “uma maior motivação das pessoas, porque esta é uma data especial”, justifica a directora do Conselho Executivo.
A receita dos bilhetes reverterá para a escola, para suportar as despesas do Sarau, nomeadamente os cenários, o guarda-roupa, flores, cartazes, entre outras coisas.
A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã que cedeu o Teatro-Cine, com o apoio do CINEC que ajudou na confecção do vestuário para a festa e com o apoio da Oficina do Cabelo e do Instituto de Beleza F13, que ajudou a maquilhar e a pentear os participantes.
As comemorações, que se iniciaram no dia 5 de Janeiro, foram encerradas no dia 17 de Dezembro com a edição do livro Freguesia da Conceição – História, Arte e Cultura da autoria de Rui Delgado, antigo professor de História da escola, e com a inauguração do Museu Educativo da Escola Campos Melo.