O Covilhã encontra-se agora muito perto de encabeçar o campeonato

Ficha do Jogo

Campo de Jogos Estádio José Santos Pinto (Covilhã)
(12
-12-2004)


Árbitro: Paulo Pereira
Auxiliares: Alexandre Freitas e Álvaro Mesquita


Sp. Covilhã - 2
Celso, Piguita, Edgar, João Carlos, Jorge Humberto, Pinheiro, Trindade, Mauro, Moisés, Nii Amo, Nini, Hermes, Paquito e André Cunha.
Treinador: Fernando Pires

Académico de Viseu - 0
João Godinho, João Ferreira, Sérgio Pereira, Pedro Pedroso , Artur, Sérgio Paulo, Francisco, Março, Pica, Miguel Pinheiro, Philipe, Nélson e Rui Oliveira.
Treinador: Joaquim Teixeira

Ao Intervalo: 1 - 0

Campeonato distrital
Covilhã a um ponto da liderança

O Penalva fechou-se no “castelo” e roubou dois pontos preciosos aos leões. Pelo contrário, o Viseu apresentou-se sem muralhas e só a falta de pontaria dos atiradores serranos impediu que a armada academista regressasse a casa humilhada.

Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


Passo a passo, o Covilhã lá se vai aproximando do topo da tabela. A jornada dupla da última semana, com os dois jogos (quarta-feira e domingo) disputados no Santos Pinto, rendeu quatro pontos aos leões. A turma de Fernando Pires aproveitou os maus resultados dos seus principais opositores e galgou mais um degrau na tabela. Está, agora, na segunda posição, em igualdade pontual com o Fátima, que folgou na última jornada.
Os serranos até poderiam estar já em primeiro lugar, não tivesse a equipa vacilado frente ao Penalva do Castelo na quarta-feira, 8. Os covilhanenses entraram mal no jogo e, na única falha defensiva em todo o jogo, vêem os forasteiros adiantarem-se no marcador num contra-ataque rápido que terminou com um remate bem sucedido de Paulo Listra.
Depois, o Penalva passou quase 80 minutos com 11 homens atrás da linha da bola. O Covilhã ainda conseguiu repor a igualdade, com um golo de Luizinho aos 30 minutos, mas até ao intervalo não conseguiu criar mais lances de perigo.
No segundo tempo o jogo começou bem mais rápido e interessante. O Covilhã tentava a todo o custo asfixiar o Penalva, enquanto os forasteiros se limitavam a defender o ponto enquanto esperavam pacientemente por uma hipótese de contra-ataque com lançamentos longos para Vaz Pinto e, depois, Sanussi. E embora o domínio do Covilhã nunca estivesse em causa, os pupilos de Carlos Agostinho ainda conseguiram assustar Luís Miguel. No entanto, as melhores oportunidades pertenceram aos da casa. Luizinho, por duas vezes, atira a rasar a barra e depois é Filipe a brilhar e a negar golos a Rui Morais e a Nuno Coelho.

Luizinho continua com pé quente

No domingo, frente ao Académico de Viseu a história foi outra. O Covilhã entrou a “matar” e marcou logo no primeiro minuto de jogo. Luizinho facturou e marcou pelo quarto jogo consecutivo. O ponta de lança foi mais rápido que a defesa e, sozinho frente a Augusto não desperdiçou. Aliás, o sector defensivo do Académico cometeu tantos erros na parte inicial que, aos 15 minutos de jogo, tivessem os avançados do Covilhã mais sangue frio, poderiam ter marcado por mais quatro ou cinco vezes. Neste particular, Luizinho esteve em destaque e, por três vezes, conseguiu fazer o mais difícil: não marcar.
O domínio serrano era tal que, o primeiro remate com algum perigo da formação viseense aconteceu apenas aos 26 minutos. Mas tratou-se apenas de um caso isolado durante uma primeira parte completamente pintada a verde e branco. Já nos últimos instantes antes do intervalo, o Covilhã volta a estar perto de ampliar a vantagem. Tarantini (o melhor da tarde), por duas vezes faz levantar as bancadas do Santos Pinto, com dois livres que levavam selo de golo e que Augusto se encarregou de negar.
No segundo tempo o Viseu equilibrou a contenda e, logo aos 5 minutos Álvaro faz estremecer a barra da baliza à guarda de Luís Miguel e, logo depois, é Vítor Lima a obrigar o guarda-redes serrano a intervenção apertada. Mas o Covilhã respondia com Oliveira e Real a porem à prova os reflexos de Augusto.
O golo da tranquilidade surgiu, no entanto, já em período de compensação: Káká bate canto da esquerda, Pimenta desvia com subtileza ao primeiro poste e Banjai surge dentro da pequena área a empurrar a bola por entre as pernas de Augusto.
Um resultado que coloca os beirões a apenas um ponto do líder Mafra na véspera de uma deslocação a Oliveira de Azeméis.