Por Eduardo Alves


A tese de doutoramento estuda a actuação de um instrumento capaz de combater a poluição das águas

O carbono é um elemento químico bastante presente nas águas residuais de efluentes que passaram já por uma primeira fase de tratamento. No que diz respeito à despoluição, nem sempre os métodos utilizados são os melhores. Daí que António João Carvalho de Albuquerque tenha estudado e realizado a sua tese de doutoramento, tendo em conta a utilização de um “filtro biológico de leito imerso”. Este sistema pretende remover o azoto e o carbono, em todas as suas formas, de águas residuais.
Para que todas as provas e resultados alcançados fossem fidedignos, “testaram-se condições próximas de dois casos reais, designadamente utilizando efluente de tratamento secundário de águas residuais urbanas e água bruta de origem superficial”, explica o autor do estudo.
Dos dados obtidos, o mais recente doutorado em Engenharia Civil da UBI, concluiu que “a utilização de filtros biológicos de leito imerso para a remoção de residuais de carbono, poderá constituir alternativa económica e tecnicamente vantajosa tendo em vista, quer a redução de impactes ambientais de descargas em meios hídricos e no solo”. Este tipo de sistemas, pensado para a “remoção de cargas poluentes residuais”, diz António Albuquerque, “poderá constituir uma ferramenta de grande utilidade para as entidades gestoras do sector da água”. As provas, que decorreram na passada quinta-feira, dia 16, na sala dos Actos da UBI, tiveram como júri Luís Carlos Carrilho Gonçalves, professor associado da Universidade da Beira Interior, Rui Manuel Baptista Ganho, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, José Manuel Pereira Vieira, professor catedrático da Universidade do Minho, estes dois como arguentes da tese, Fernando José Pires Santana, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e orientador da tese, António Heleno Cardoso, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, co-orientador da tese e Victor Manuel Pissara Cavaleiro, professor associado da Universidade da Beira Interior.