Por Eduardo Alves


Esta tese de doutoramento veio abrir caminhos para investigações futuras na área

O tema ainda está pouco estudado nos campos científicos. Daí que este doutoramento ganhe uma importância acrescida. Carla Sofia Cardona Jorge Gaiolas apresentou ontem, segunda-feira, 20, uma tese sobre o “Efeito da adição de produtos auxiliares na qualidade do papel”. Nesta área ainda pouco explorada, a pasta de papel é vista como uma matéria que pode sofrer várias transformações. De acordo com as necessidades de utilização, “a adição de um composto como o amido ou o carbonato de cálcio” podem tornar o papel mais branco, mais resistente ou então dar-lhe uma característica muito própria.
A autora desta tese refere ainda que durante a investigação foram utilizados “e testados outros compostos”, quer para tornar o papel menos permeável ou mais receptivo à tinta. Mil e uma utilizações que podem ser agora dadas a este material. Uma investigação feita “numa área ainda pouco explorada”, do ponto de vista científico e que a autora espera agora continuar a percorrer. Esta tese de doutoramento foi um mote para futuras investigações.
O júri destas provas foi constituído por José dos Santos Silva, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Mohamed Naceur Belgacem, professor catedrático de L’École Française de Papeterie e dês Industries Graphiques de L’Institut National Polytechnique de Grenoble, Ana Paula Coelho Duarte, professora associada da Universidade da Beira Interior, Rogério Manuel dos Santos Simões, professor associado da Universidade da Beira Interior, Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e como arguentes Maria Margarida Lopes de Figueiredo, professora catedrática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Evelyne Mauret, professora catedrática de L’École Française de Papeterie e dês Industries Graphiques de L’Institut National Polytechnique de Grenoble.