Este é um estudo inédito em Portugal. O autor pensa já numa tese de doutoramento
Mestrado em Ciências do Desporto
Empresa e actividade

Um estudo inédito feito em Portugal que pretende estudar a junção e a melhoria das relações entre as práticas desportivas e as empresas.


Por Eduardo Alves


Olhar para um grupo de desportistas e tentar melhorar as suas aptidões pode ser uma tarefa de bastante esforço. A ginástica feita pelos dirigentes, treinadores e orientadores nem sempre culmina nos resultados esperados. A dissertação de mestrado da autoria de Miguel Vitória Fale Moreira pretende, desta forma, encontrar um modelo de “gestão e de prática desportiva” que conduza aos resultados esperados por todos.
Intitulado “O modelo de actividades desportivas colectivas como instrumento de apoio ao treino de dinâmicas de grupo”, este estudo teve como principal entrave, “a falta de bibliografia especializada”. O autor da tese teve mesmo de recorrer a publicações periódicas estrangeiras para “encontrar algumas matérias necessárias ao estudo”. Este tipo de teses “são pouco vulgares”, daí que o júri, que aprovou o candidato com nota máxima, tenha frisado a sua importância. Uma tese onde se pode encontrar a forma mais eficaz de “fazer a junção entre empresa e desporto” entre a prática desportiva e a parte económica.
Miguel Moreira pretende agora continuar a desenvolver estudos no campo do desporto e pensa já numa tese de doutoramento. Fernando Franco de Almada, professor associado da Universidade da Beira Interior e José Alves Viegas Tavares, professor associado do Instituto Piaget foram os júris desta prova, tendo este último desempenhando também as funções de arguente.