Por Eduardo Alves



O ano de 2004 não foi dos melhores para o Ensino Superior

Num espaço de tempo relativamente curto, o País conhece dois chefes de Governo, sem que isso se faça esperar. O interior, zona de Portugal já por si esquecida, espelha ainda mais os tempos de contenção.
O ano que agora acaba vai deixar para a história poucos momentos de destaque positivo. No que respeita à Universidade, um dos principais motores sociais e económicos da região, destaque para o valor das propinas. O ano lectivo iniciado em 2004 é aquele onde o valor desta taxa atinge o seu limite máximo. Para quem quer frequentar a Universidade o preço a pagar é de 800 euros.
Quanto à cidade da Covilhã, este período de 356 dias trouxe pouca coisa marcante. As obras do Polis continuam, na sua grande maioria, em fase de conclusão, com a ressalva de que futuras empreitadas desta envergadura não se vão realizar tão cedo. O Jardim do Lago ganha já forma, ao contrário da Casa da Cultura. Esta estrutura que era dada como certa começa agora a ficar em segundo plano. Tal como a construção de uma piscina de lazer e outras estruturas anunciadas pelo executivo autárquico. O mesmo que em 2004 provocou um dos mais acessos contenciosos com a imprensa.
A nível regional três pontos de destaque. O agravamento da crise no tecido empresarial com um crescente número de desempregados, a proposta de portagens na Auto-estrada da Beira Interior (A23) e a “disparatada” medida política de encerramento das maternidades da Guarda, Covilhã e Castelo Branco. Um exame feito e anunciado pelo Observatório da UBI que tem produzido documentos e investigações marcantes e esclarecedores, neste domínio.
A nível desportivo e cultural, as recordações melhoram significativamente. Não pelos resultados alcançados pelas equipas de futebol da região, onde se pode colocar a ressalva do jovem do Sporting da Covilhã que assinou pelo Futebol Clube do Porto, mas sim pelas outras modalidades. O meeting de atletismo da Covilhã é uma prova que granjeou importância no meio, assim como outras. A nível individual, a conquista do campeonato nacional de triatlo, pelo jovem fundanense Bruno Pais e a participação olímpica de Liliana Martins, atleta da ACM marcam este ano de 2004.
Quanto à cultura, destaque para o Teatr’UBI que arrecadou vários prémios internacionais, para a Quarta Parede que ganhou notoriedade com o seu pacote cultural e para o Imago - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem. Eventos que ganham contornos maiores entre outros de não menos importância.