Promover o gosto pela ciência é um dos objectivos deste evento
Ciclo de colóquios
Despertar para a ciência

Estão já agendados três eventos relacionados com várias áreas das ciências. Palestras que se inserem num programa levado a cabo pela UBI e que conta com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Por Eduardo Alves


“A medicina na era pós-genómica” é já o primeiro de três encontro agendados para a UBI. Dia 12 de Janeiro, Carmo Fonseca, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa vem à Covilhã falar sobre esta especialidade médica. Uma conferência marcada para as 15 horas, no anfiteatro 6.1.
A UBI em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e com a Fundação para a Ciência e Tecnologia realiza assim um conjunto de palestras e conferência subordinadas ao tema “Despertar para a Ciência”. Este ciclo de colóquios apresenta-se como “uma necessidade científica”. Nas palavras de João Caraça, director do serviço de ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, “a ciência suscita uma interacção permanente entre a teoria e a experimentação, só vive porque se dá a conhecer”.
Daí que as três entidades tenham dado continuidade a um projecto que já vinha de 2004. Para além da conferência a 12 de Janeiro próximo estão também marcados mais dois eventos. A 9 de Março, uma palestra intitulada “Uma viagem ao mundo dos robots”, por Isabel Ribeiro, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade Técnica de Lisboa, esta no anfiteatro 8.1 e a 6 de Abril é a vez de Mário Barbosa, do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto falar sobre “Reparar, substituir, regenerar e algumas gotas de elixir da juventude”, no anfiteatro 6.1.
Para os organizadores deste ciclo de conferências, o propósito essencial desta acção vai no sentido de “incutir nos mais novos o prazer de descobrir, o gosto de aprender, o gozo de imaginar”. Daí que as actividades realizadas no âmbito desta iniciativa estejam abertas a toda a comunidade estudantil.