Uma vida a dois - «5x2»



 

 

 

 

 



 


 

 

de François Ozon



Teorias e ideias feitas partem do princípio que a rotina destrói a vida dos casais. O tema já levou a que fossem escritas milhares de teses, passadas horas sem conta a debater o assunto e teorizar sobre o mesmo, sem nunca se chegar a outra solução. François Ozon, realizador francês acaba agora com todas estas ideias feitas e apresenta um filme que parte de um princípio bem contrário ao até agora em vigor. Segundo este realizador gaulês a rotina ajuda até a preservar a relação de duas pessoas.
Teorias à parte, «5x2» assume-se como uma produção diferente, das produções americanas “pré-feitas”. Esta conta apresenta-se pelo facto de o realizador escolher cinco momentos chave da relação entre dois jovens. Começando com a separação, com as discussões, passado para o nascimento de um filho, para o casamento e terminando num reencontro pessoal e interior.
Uma produção europeia com qualidade para rivalizar com o melhor que se tem feito por terras do “Tio Sam”. O elenco é bem composto e a representação de uma mulher de sucesso e vida que lida diariamente com um homem sem emprego e triste no olhar é feita com mestria.