A instalação de ar condicionado nos edifício do CHCB está agora a ser feita
Instalação em andamento
Ar condicionado chega ao Centro Hospitalar

Uma falha que se registava desde a construção do Hospital Pêro da Covilhã e da remodelação da unidade hospitalar do Fundão. Ar condicionado em todos os edifícios está agora a ser montado.


NC / Urbi et Orbi


Os hospitais da Covilhã e do Fundão, que constituem o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), vão passar a dispor de climatização no próximo ano, num processo faseado, sendo que os equipamentos já estão a ser instalados na unidade covilhanense. A necessidade de climatizar de forma adequada os dois hospitais tem vindo a ser amplamente focada pelo director do CHCB, Miguel Castelo Branco, que no passado mês de Maio frisava que, sem ar condicionado, iria ser difícil para os doentes suportar as altas temperaturas dos meses quentes. A intervenção, com financiamento assegurado, ainda não tinha arrancado por falta de empresas interessadas.
"Não existiam empresas com interesse na obra, mas depois do projecto feito apareceram sete e agora o problema deverá ser resolvido rapidamente", afirma Miguel Castelo Branco, ao estimar que a primeira fase, que contempla o rés-do-chão e os dois primeiros pisos do Hospital de Pêro da Covilhã, esteja concluída "dentro de um mês ou mês e meio". "Penso que havia essa falta de interesse por parte das empresas devido a questões técnicas, porque há, no hospital da Covilhã, uma pré-instalação, ou seja, teria de haver uma adaptação à rede existente", explica este responsável. "Logo que fizemos o projecto apareceram as empresas", conta.
A obra, orçada em cerca de 277 mil euros, acabou por ser adjudicada à Pinto & Cruz e é financiada em 45 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), com o restante a ser suportado pelo Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). Na primeira fase da intervenção, passam a ter climatização, mais concretamente, três enfermarias, o departamento de consultas externas, o refeitório e os laboratórios. Nos restantes três pisos da unidade covilhanense - que curiosamente foi inaugurada em 2000 sem que dispusesse de ar condicionado -, os equipamentos começarão a ser instalados em 2005, de acordo com Miguel Castelo Branco, que não adiantou datas precisas, devendo esta segunda fase estar concluída antes do Verão.
No que diz respeito ao hospital do Fundão, uma estrutura com pelo menos três décadas de existência, o Serviço de Medicina Paliativa, recém-remodelado, já tem a climatização adequada, recorda o director do CHCB. "Vamos instalar a climatização no resto do hospital na altura em que forem feitas obras de adaptação das enfermarias. Como vamos levar a cabo estas obras, aproveitamos, na mesma altura, para a instalar", adianta Miguel Castelo Branco. Também na unidade hospitalar fundanense, a obra deverá estar concluída antes do Verão de 2005.