Por Eduardo Alves



O representante do Governo diz que a Covilhã estava esquecida em relação à juventude

Reforçar a Pousada da Juventude das Penhas foi uma das três novidades resultantes da visita, à Covilhã, de Pedro Duarte, secretário de Estado do Desporto e da Juventude. De uma acentada só, a Câmara da Covilhã passou a disponibilizar “um cartão e uma loja jovem” para os habitantes do concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos.
O primeiro diz respeito a um cartão de descontos que vai estar disponível dentro do próximo mês. Com uma face igual à do conhecido “cartão-jovem” lançado pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), a outra face tem o símbolo da autarquia covilhanense.
Apoiado pela secretaria de Estado da Juventude e pelo próprio IPJ, este projecto municipal pretende conferir o acesso a várias actividades e descontos em diversas instituições e lojas. Neste campo, a Covilhã vai ser uma das 17 localidades a nível nacional a receber a mais recente aposta do IPJ. Este cartão pretende ainda “dar um impulso no que diz respeito ao arrendamento jovem”. Nos planos de Carlos Pinto, autarca covilhanense, “a câmara pretende implementar os mesmos descontos que são praticados com o cartão municipal do idoso”. Ou seja, os jovens portadores do “cartão municipal jovem” podem ter descontos nas facturas da luz, água e também nas rendas de casas camarárias. Pinto chega mesmo a referir o caso do centro histórico, onde está prevista a recuperação de várias dezenas de imóveis, “que podem vir a ser alugados por jovens estudantes universitários, a preços mais baixos que os actualmente praticados”.
Outra das novidades trazidas à Covilhã pelo secretário de Estado foi a “Loja Jovem”. Um espaço que será instalado junto ao mercado municipal e que pretende ser o ponto de encontro de diversos jovens.
Mas um dos pontos-chave desta visita diz respeito à renovação da Pousada das Penhas da Saúde. Durante seis meses vão ser gastos na estância de férias mais de 350 mil euros para remodelar aquela estrutura. Dos 123 quartos que actualmente dispõe, a pousada vai receber mais quatro. Estes vão ser duplos e com casa de banho privativa. Segundo os responsáveis, as obras vão também melhorar outros pontos do edifício.




Para os representantes da JS, a mais recente medida de Pinto não passa de "show-off"



JS acusa Pinto de show-off



A pouco mais de meio ano, o autarca covilhanense e social-democrata, Carlos Pinto lançou o “cartão municipal da juventude”. Uma medida que a Juventude Socialista (JS) considera tardia e de “pura campanha eleitoral”.
Correm os meses de Outubro de 2002 e Janeiro de 2003 quando o socialista Miguel Nascimento leva à reunião de câmara uma proposta para a criação de um cartão destinado aos jovens do concelho. A ser regido por contornos semelhantes ao então e ainda existente cartão municipal do idoso. A proposta “foi completamente ignorada pelo actual elenco camarário”, refere José Miguel Oliveira, secretário coordenador da JS na Covilhã. Em comunicado enviado à imprensa os socialistas começam por dizer que “não foi atribuída demasiada importância ao anúncio feito por Carlos Pinto, há bem pouco tempo, da criação de um cartão-jovem”. Isto porque, segundo o mesmo documento, “a JS conhece bem a tendência para o show-off”, do actual autarca.
Contudo, em matéria de juventude, a JS lembra que o parlamento da juventude, uma outra iniciativa da actual câmara social-democrata, “estava previsto que começasse a funcionar a 23 de Outubro de 2003 e até hoje, nada”. Os representantes da juventude socialista vão mais longe e acusam mesmo o actual executivo de falta de políticas concretas. “As políticas autárquicas de juventude”, na Covilhã, “são apenas uma miragem”, sublinha o secretário coordenador. Segundo o mesmo comunicado “a JS da Covilhã não repudia a iniciativa, mas espera para ver, quer o seu regulamento de aplicação, quer a data da entrada em vigor do cartão-jovem municipal”.