A unidade móvel vai prestar pequenos cuidados de saúde à população
Saúde no Fundão
Unidade Móvel vai passar a percorrer concelho

O presidente da Câmara do Fundão espera ter a viatura pronta a 10 de Fevereiro. Veículo vai prestar cuidados primários de saúde, sobretudo nas freguesias e povoações mais afastadas de postos de saúde.


Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


O Fundão vai dispor a partir do próximo mês de uma Unidade Móvel de Saúde (UMS). Uma viatura que vai circular pelo concelho e permite prestar cuidados de saúde primários e serviços de enfermagem, sobretudo nas aldeias e povoações mais afastadas das extensões e centros de saúde.
O protocolo entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Centro foi assinado no último domingo, 9, na presença do secretário de Estado adjunto da tutela, Patinha Antão, durante a visita do executivo camarário aos Três Povos. A Câmara do Fundão compromete-se a adquirir o veículo, o Ministério da Saúde a equipá-lo e a equipa de enfermagem é destacada pelo Centro de Saúde.
A Unidade Móvel vai complementar o trabalho das 25 extensões de saúde existentes e Patinha Antão sublinha que terá um efeito preventivo, na medida em que as pessoas vão controlando vários aspectos da sua saúde. O governante explicou ainda que "para situações que precisem de uma análise imediata o pessoal da viatura rapidamente contacta com as extensões e centros de saúde".
O secretário de Estado entende que se justifica no Fundão esta unidade móvel, cuja aquisição e equipamento vai rondar os 50 mil euros (dez mil contos), devido à dispersão e circunstâncias do concelho. E frisou que ia tentar ter a viatura em funcionamento até final de Fevereiro. Mas o presidente da autarquia fundanense, Manuel Frexes, diz que quer ver a ideia concretizada o mais rapidamente possível, e agendou na hora nova visita de Patinha Antão para 10 de Fevereiro.
As primeiras UMS começaram a funcionar há seis meses, já foram entregues oito e, segundo o governante, têm sido bem recebidas em locais como o Algarve ou Trás-os-Montes. Na região centro, salienta Manuel Frexes, trata-se da primeira, num concelho com a população dispersa por 31 freguesias e 80 povoações.



Três Povos vão ter nova extensão de saúde

Depois de inauguradas as obras de requalificação da escola do Salgueiro e da Rua Henriqueta Forte, a autarquia assinou também um contrato-programa com vista à remodelação da Extensão de Saúde dos Três Povos. Infra-estrutura que vai funcionar numa antiga escola, agora inactiva. Patinha Antão espera ver a obra, orçada em cerca de 400 mil euros, concluída até final do ano, para servir cerca de 1500 pessoas. Ao estado compete executar a obra e disponibilizar os recursos humanos.
Outra novidade foi a apresentação do sistema informático que liga em rede todas as extensões de saúde ao Centro de Saúde e Hospitais, onde também está a ser instalado. Os computadores, cedidos pelo ministério da tutela, já estão nas extenções e Manuel Frexes espera que o sistema esteja operacional até 10 de Fevereiro.
Com entusiasmo, o edil frisa que este avanço tecnológico vai facilitar os utentes e traz ganhos burocráticos. "É resolver no momento o que levava muito tempo", salienta. Este equipamento permite marcar consultas ou exames "on-line" para o hospital, a partir do terminal. E fica marcada no momento, porque como está em rede fica-se a saber de imediato a disponibilidade, sem o recurso às cartas. Com o sistema é possível a partilha de informações entre extensões, Centro de Saúde e hospital. Exemplo disso é a possibilidade de aceder ao historial clínico.