Urbi et Orbi


Este programa de intercâmbio entre estudantes vai ser apresentado hoje na UBI

Hoje, terça feira, 18 terá lugar a apresentação do Programa Fulbright na Universidade da Beira Interior. A inciativa terá início pelas 15 horas e irá decorrer em duas sessões paralelas. A primeira, dirigida a docentes, terá lugar na Sala dos Conselhos e será conduzida por Paulo Zagalo e Melo, director executivo da Comissão Fulbright, e incidirá sobre bolsas para professores e investigadores portugueses e sobre a possibilidade de Instituições de Ensino Superior portuguesas receberem professores e investigadores norte-americanos. A segunda destinada a alunos, irá realizar-se no anfiteatro 8.1 e contará com a presença de Paula Lemos, especialista de informação, que abordará o tema “Bolsas Fulbright para estudantes portugueses licenciados e estudos de pós-licenciatura nos Estados Unidos da América”.
Este programa foi criado em 1946, por proposta do Senador J. William Fulbright, do Arkansas, com o objectivo de estabelecer um programa de intercâmbio cultural para estudantes e professores.
É administrado pelo Departamento de Estado Norte-Americano, através de Comissões bi-nacionais e Fundações em 51 países e das Embaixadas americanas em todo o mundo, num total de mais de 140 países. Em Portugal, o programa é administrado pela Comissão Fulbright - Comissão Cultural Luso-Americana, criada em 1960.
Em 30 de Abril de 2004, foi formalizada a criação de um Centro Regional de Informação Fulbright na UBI que tem como missão providenciar a todos os interessados - docentes e discentes - informação básica sobre estudos nos Estados Unidos da América.