Sociologia dos Media









de Rémy Rieffel







Por Catarina Rodrigues


Reflectir sobre o impacto dos meios de comunicação na vida política, social e cultural é o objectivo principal deste livro da autoria de Rémy Rieffel que se debruça sobre aspectos relacionados com a emergência de uma opinião pública e sobre as técnicas de propaganda e de publicidade. Rieffel demarca-se do senso comum e dos juízos sobre os media feitos de forma espontânea. O autor francês pretende compreender os fenómenos observados analisando para isso o comportamento dos jornalistas e do público, mas não esquecendo também o papel que tem vindo a ser desenvolvido pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
Os efeitos da mediatização sobre a vida política, a influência dos media na opinião pública e a emergência de um espaço público são alguns dos temas abordados na obra que foca ainda aspectos relacionados com a industrialização da cultura e com a desinformação de que muitas vezes somos alvo.
Este livro surge inserido na Colecção Comunicação da Porto Editora que está dividida em três partes distintas: "Teorias e Debates", "Media e Sociedade" e "Educação e Media". A colecção surgiu no intuito de promover o acesso aos estudos realizados nesta área e apresenta questões e temáticas do interesse não só de estudantes, mas também de docentes e investigadores.