Por Eduardo Alves


O município da Madalena vai agora ficar ligado à Covilhã por laços culturais

Situada em plena Ilha do Pico, no arquipélago dos Açores, a vila da Madalena é um dos poucos municípios de montanha no território geográfico português. Característica que partilha com a Covilhã e que levou a uma aproximação entre as duas localidades. O namoro vem de algum tempo, “assim que começamos a verificar algumas semelhanças entre esta cidade serrana e a nossa vila”, refere Jorge Pereira Rodrigues, presidente da Câmara da Madalena.
Durante dois dias, uma comitiva de açorianos, naturais da Madalena visitou o concelho da Covilhã. Do que viram, gostaram sobretudo “do turismo de montanha”. Um dos principais pontos a merecer destaque no trabalho do actual executivo açoriano “é o turismo”. Jorge Rodrigues, que chefiou a comitiva e assinou o protocolo de geminação com o município covilhanense sublinha o facto “de ambas as localidades estarem situadas juntos aos pontos mais altos de Portugal”. Embora o turismo de montanha “ainda não esteja tão desenvolvido no Açores como em Portugal Continental”, os esforços da Câmara da Madalena vão no sentido “de fomentar o crescimento desse mesmo turismo”.
Desde o Museu dos Lanifícios, até a fábricas de queijos e peles, a comitiva visitou “um pouco de tudo”, referiu Alçada Rosa. O vice-presidente da Câmara da Covilhã sublinha que este acordo de geminação prevê “o aprofundamento do espírito de união e da promoção de relações económicas, culturais e desportivas”. Ainda segundo o responsável camarário covilhanense “a visita vai ser retribuída, dentro em breve”.