As novas tecnologias já têm um espaço próprio na cidade

Espaço Internet
Cybercentro já abriu

Instalado na zona central da cidade albicastrense, o mais recente espaço dedicado às novas tecnologias já funciona em Castelo Branco. O Cybercentro foi inaugurado pelo secretário de Estado da Juventude.


NC / Urbi et Orbi


O secretário de Estado da Juventude, Pedro Duarte, inaugurou o Cybercentro localizado no ex-quartel da Devesa em Castelo Branco.
O novo espaço que orçou em 850 mil euros, foi concebido a pensar nas tecnologias do futuro, funcionando como local de demonstração prática, apostando no uso das tecnologias de informação, comunicação e multimédia.
Este equipamento tem como objectivo estimular, junto dos jovens e dos agentes económicos de cada região onde se inserem, a apetência para estas áreas que são tão importantes para a competitividade e modernização da economia.
O Cybercentro de Castelo Branco foi criado a partir de um protocolo celebrado em 17 de Fevereiro de 1999, entre a Secretaria de Estado da Juventude e a Secretaria de estado da Habitação e Comunicações.
À Autoridade Nacional de Comunicações e à Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação coube a responsabilidade de lançar e instalar este espaço, em articulação com a Câmara Municipal de Castelo Branco.
A localização deste centro numa zona interior do país, permite minimizar os efeitos da interioridade. Permitirá, assim. A fixação de jovens de elevado potencial nestas regiões, onde normalmente há escassez de recursos humanos técnicos qualificados.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão considerou o novo espaço tecnológico, "uma ferramenta de trabalho para o futuro dos jovens, para que todos aqueles que tenham interesse pela tecnologia, possam levar daqui os seus benefícios", pelo que "esta casa é uma das apostas que poderá contribuir para que o país ganhe os desafios do futuro, sendo este também um desafio da autarquia no sentido de podermos proporcionar as melhores condições àqueles que aqui se deslocam".
O autarca considera que "com a inauguração do Cybercentro, os albicastrenses deram mais um passo em frente, na concretização dos seus objectivos para renovar a cidade, criando condições a todos aqueles que aqui vivem, para que possamos ter uma melhor qualidade de vida e melhores instrumentos para ganhar o futuro".
O secretário de Estado da Juventude, Pedro Duarte lembrou que "neste processo tecnológico há também perigos, um dos quais é criarmos um ruptura na sociedade entre aqueles que têm acesso a estes meios e as outras pessoas que não têm formação, conhecimentos e oportunidades para receberem estes novos meios tecnológicos".
Tal situação, representa para o governante, "estarmos a criar jovens de primeira e de segunda, pois enquanto uns poderão ter acesso imediato à tecnologia, outros haverá, que por condições culturais, sociais e económicas, não possam ter acesso a estes meios" pelo que "tudo isto poderá resultar numa ruptura que poderá ser dramática na nossa sociedade nos próximos tempos". Daí que "se criem este tipo de espaços abertos para que todos possam aqui aceder de uma forma livre e expontânea ao conhecimento e a
todas as oportunidades que estes meios proporcionam".
Quanto às valências e serviços, o novo Cybercentro, está dotado de uma área administrativa, dedicada ao director executivo e ao pessoal administrativo, uma sala de trabalho, equipada com 16 computadores multimédia, com acesso á internet/ADSL, um cybercafé, projectado para acolher exposições, projecções de vídeo, palestras, filmes, conferências de imprensa, demonstrações de inovações tecnológicas e outras, o projecto Beira Baixa Digital que tem como missão impulsionar os processos de transformação social, urbana e económica, através da disseminação das novas tecnologias, do acesso á informação e de um empenhado esforço de comunicação e interacção com os cidadãos.
A consolidação e o posicionamento inovador da Beira Baixa no contexto das Regiões Digitais, permitirá a sua projecção a nível nacional e internacional, promovendo o turismo e atraindo população jovem e investidores para a região.
Neste novo espaço tecnológico, destaque ainda para as salas de formação, reggie estúdio, salas de multimédia e de reuniões.