A serra da Gardunha vai ser o alvo de actuação deste projecto
Incentivo ambiental
Gardunha ganha "Gabinete de apoio"

O gabinete de apoio à Gardunha é mais uma das medidas tomadas para prevenir incêndios na Serra. O espaço vai ficar sediado no Fundão e deve entrar em funcionamento dentro de "um mês ou dois".


Liliana Machadinha
NC / Urbi et Orbi


Os municípios do Fundão e Castelo Branco juntaram-se para "defender e valorizar" a Serra da Gardunha dos incêndios. Desta parceria, que também incluiu a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) e o apoio do Ministério da Agricultura (MA), surgiu a criação de um Gabinete Florestal. Esta infra-estrutura pretende estudar e defender a Serra da Gardunha contra incêndios. A cerimónia aconteceu na Câmara Municipal do Fundão e contou com a presença do secretário de Estado adjunto do ministro da Agricultura, Carlos Oliveira.
Foram os grandes fogos florestais dos anos de 2002 e 2003, nos meses de Verão, que impulsionaram a necessidade de se projectar um gabinete de apoio à Serra da Gardunha. Até 2002 as únicas medidas tomadas para a defesa da floresta referiam-se aos hectares ardidos e, nomeadamente, as zonas mais afectadas. Os projectos de prevenção contra os incêndios surgiram com a necessidade de reflorestar e prevenir. Para cumprir com este objectivo o município fundanense pôs em prática diversas medidas, como limpeza das florestas e recuperação de caminhos agrícolas. Outras atitudes tomadas foram, nomeadamente os planos de reflorestação do Louriçal, Castelo Novo e Alcongosta, estando já os dois primeiros aprovados. Segundo informou o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, no ano passado, foram restaurados cerca de 15 caminhos agrícolas, com um investimento superior a 10 milhões de euros. Foram estas iniciativas que, segundo Frexes, garantiram os "bons resultados" em termos de números de fogos no passado ano. "O flagelo dos incêndios apenas queimou mato, enquanto que em 2003 arderam mais de quatro mil hectares", lembrou o autarca. Para 2005, estão já previstos arranjos em cerca de mais 10 caminhos agrícolas, contando com a ajuda do MA. Conforme anunciou Oliveira, o Ministério já disponibilizou cerca de um milhão e 100 mil euros para medidas de prevenção contra fogos para ambos os municípios, Fundão e Castelo Branco. Esta iniciativa do executivo engloba-se nas políticas de prevenção que foram aprovadas depois dos incêndios florestais de 2003. O reforço financiamento para programas de prevenção, indemnizações a vítimas e equipamento, acrescenta ainda.
"É necessário continuar com a política de prevenção de incêndios", sublinha Frexes, sendo neste contexto que surgiu o projecto de um gabinete de apoio à Gardunha. Apesar de trabalhar em parceria com a edilidade albicastrense, a infra-estrutura ficará sediada na cidade do Fundão, por ser responsável por mais terreno na Serra. O espaço vai começar a funcionar "dentro de um mês ou dois", assegura Frexes. O Gabinete de apoio à Gardunha vai encarregar-se de "estudar e valorizar", com o intuito de prevenir incêndios florestais.
"Uma relação frutuosa", foi como o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, classificou a parceria com o município fundanense. E justificou a afirmação ao garantir que depois de se aliarem, têm conseguido "defender a Serra e já não sofremos tanto o flagelo dos incêndios, pois temos alargado a nossa acção em conjunto". Como exemplo desta "relação frutuosa", a edilidade fundanense ofereceu ao município de Castelo Branco duas carrinhas para as equipas de prevenção de incêndios, nomeadamente para vigilância. Para a limpezade das florestas e bermas foram ainda doados dois tractores.
Já Martins de Carvalho, presidente da DRABI, confessou agora o momento adequado para se tomarem medidas de cariz mais "amplo", como é o Gabinete de apoio à Gardunha. "Acredito que agora estão reunidas as condições e os instrumentos para se fazer um gestão do espaço (Serra da Gardunha) de uma maneira sustentada", referindo-se ao envolvimento de ambos os municípios, respectivas freguesias e associações.