Durante alguns dias, as urgências do Sousa Martins estiveram cheias de casos de gripe
Hospital da Guarda
Gripes aumentam afluência

O número de casos de gripe registados nos últimos dispararam o número de visitas ao hospital da Guarda. Sem que o serviço tenha entrado em ruptura, a lista de espera conheceu casos de várias horas em espera. Uma situação que pode continuar nos próximos dias.


Por Eduardo Alves


É a doença do Inverno. A gripe está a atacar o concelho da Guarda e o hospital local, por isso, teve um aumento de 50 por cento nas urgências. O director clínico, José Cunha, aconselha as pessoas a irem à unidade apenas em casos de “reconhecida urgência”
O hospital distrital da Guarda registou um aumento, devido a casos de gripe, de cerca de 50 por cento nas urgências, em relação à última semana quando a média diária foi de 150 utentes. O director clínico do hospital, José Cunha, disse que a urgência tem registado uma afluência diária de cerca de 230 utentes, admitindo que este número possa aumentar nos próximos dias.
Cunha adianta que a virose atinge pessoas de todas as idades, particularmente pessoas com problemas cardio-respiratórios e idosos, "que são os mais vulneráveis". Segundo o director clínico, no entanto, o tempo de espera para atendimento não tem sido muito elevado, pois a equipa de cerca de 20 médicos em serviço na Urgência do Hospital Sousa Martins tem "dado resposta cabal às solicitações e tem disponibilidade para satisfazer a procura".
Para evitar situações de aglomeração, José Cunha aconselha os utentes a dirigirem-se somente ao hospital em caso de "reconhecida urgência" e a evitarem a exposição a variações térmicas bruscas, a ingerirem líquidos e a melhorarem a alimentação comendo sobretudo frutas.