I divisão distrital
Dois “galos” para um poleiro

O Fundão, no grande jogo da jornada, goleou em Caria (4-0) e cimentou a liderança. Na luta pelo título só resta o Penamacorense, que também venceu fora de portas, por 3-1, em Unhais da Serra.

NC / Urbi et Orbi


Quando, ao minuto um, José Carlos marcou o primeiro golo do Fundão no campo do Cariense, as expectativas quanto a um grande jogo de futebol aumentaram entre o público presente, já que se defrontavam o primeiro classificado e o então terceiro. Só que, o encontro mais importante da jornada foi uma desilusão e acima de tudo a confirmação de que o Fundão é um dos grandes candidatos ao título, a par do Penamacor, já que nesta ronda o “poleiro” ficou praticamente reduzido a estes dois “galos”.
Em Caria, a equipa da casa, caso vencesse, reduzia a distância em relação aos fundanenses. Só que uma falha defensiva de Toni, logo no minuto inaugural deu a José Carlos o ensejo de adiantar a equipa do Fundão no marcador. A reacção do Cariense foi ténue, pelo que os visitantes continuaram a atacar, com Vaz Alves, aos 13 minutos, a falhar o segundo golo por muito pouco. À passagem da meia hora, este mesmo jogador rompeu pela defesa do Caria, rematou forte, Canário defendeu, mas na recarga, muito oportuno, Caniço fez o segundo para a equipa treinada por Joca. O mesmo jorgador, logo após o intervalo, “matou o jogo”, ao corresponder da melhor forma a canto executado por Luciano.
O Cariense, entre os 74 e 76 minutos teve hipótese de reduzir a desvantagem, mas Xinai e Nuno Antunes não o conseguiram. Melhor esteve João Cruz, que aos 79 minutos, após passe de Luís Pedro, fez o quarto para os fundanenses, que seguem isolados no primeiro lugar, com 34 pontos.
Logo a seguir está o Penamacorense. A difícil deslocação a Unhais da Serra até começou mal, pois aos cinco minutos Brígida fez o primeiro para os da casa. Só que, aos 18 minutos, na sequência de um canto, Tito empatou o jogo. A equipa raiana, a partir daí, assumiu o jogo, e fez mais dois golos, aos 51 por Vieira e aos 63 minutos por Picas, o artilheiro do campeonato, com 12 golos.

Oleiros atrasa-se

Quem também se atrasou na luta pelo título foi o Oleiros, que não conseguiu melhor que um empate a zero no campo do Escalos de Baixo. No meio da tabela, o Pedrógão venceu, em jogo antecipado, o Belmonte por 2-1, o Cabeçudo recebeu e venceu o cada vez mais decepcionante Teixosense por 2-0, enquanto o Valverde conseguiu a sua primeira vitória em casa, por 2-1, com o quase condenado Desportivo, que recorde-se, após uma saída em grupo de alguns dos seus jogadores, tem disputado os encontros com a sua equipa de juniores.
Quem recupera de forma espectacular é o Vitória de Sernache, que obteve a terceira vitória consecutiva, ao golear fora o Salgueiro do Campo por 5-1.