NC / Urbi et Orbi


Projectar o coração da Estrela é um dos objectivos do certame


Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Manteigas organiza a Mostra de Actividades e Feira de Artesanato. Um evento que vem crescendo e grangeando prestígio nacional de ano para ano. E que, segundo José Manuel Biscaia, autarca local, “é já uma referência na oferta turística da Serra da Estrela na época de Carnaval”.
E é com o objectivo de manter esse estatuto que a edição de 2005 da feira apresenta algumas novidades, a começar pela mudança de local. O evento foi deslocado para a Praça Municipal por uma questão de espaço. “O recinto que a acolheu nas últimas edições já não era suficiente para dar resposta às solicitações dos expositores”, revela Biscaia. O novo espaço, por seu lado, vai permitir, sem atropelos ou congestionamento a instalação de stands para 80 expositores, de vários pontos do País, para além de bancadas institucionais e de apoio.
Mas nem só de artesanato vive este certame. Numa tentativa de cativar todas as faixas etárias, a XII Mostra apresenta um cartaz de espectáculos para todos os gostos. De Fingertips a Emanuel, de Da Weasel a Lucas & Mateus, há de tudo para toda a gente. Uma tentativa de, explica o autarca local, “de trazer à Feira toda a família”. Estes eventos, justifica, “só por si costumam ser mais visitados pelos mais velhos. O que queremos com este cartaz é ir de encontro, também, aos interesses dos mais jovens”.

Orçamento de 100 mil euros

A XII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato de Manteigas decorre de 5 a 8 de Fevereiro, mas as actividades até começam um dia mais cedo com um Sarau Cultural do Agrupamento de Escolas do concelho. Um evento que terá lugar pelas 19 horas e 45 no Pavilhão do Centro Cívico, local onde também decorrerão os concertos.
No dia seguinte, sábado, 5, arranca oficialmente a 12ª edição do certame, com a actuação da Filarmónica Manteiguense, pelas 11 horas. Durante o dia a animação prossegue com a Fanfarra NemFáNemFum e com o Rancho da Casa do Povo local. À Noite, Fingertips e Da Weasel encerram o primeiro dia de festa.
No domingo, 6, cabe à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da vila abrir a animação, que conta ainda com prestações dos Bombos do Paúl e do Rancho Folclórico do Sameiro (Os Malmequeres). Pelo meio, destaque ainda para o Passeio de Carnaval em BTT, organizado pelo Grupo da modalidade em Manteigas. À noite, nova vaga de concertos, desta feita com as actuações de Emanuel e Perfil Bahia.
Segunda-feira, 7, é dia de trabalho, mas nem por isso a festa abranda. Às 15 e 30 entra em cena a Fanfarra Sacabuxa e, às 22 horas sobem ao palco do Centro Cívico os Mercado Negro, seguidos de Lucas & Mateus. A fechar, o Grupo Tolerância anima o tradicional baile de carnaval.
Na terça-feira, 8, há festa todo o dia. A Banda Boa União encarrega-se de acordar a vila às 9 horas da manhã, e anima a prova de queijo da serra uma hora depois. Às 15 horas as ruas enchem-se para o habitual cortejo de carnaval que se encarrega de encerrar as actividades.
No total, a Câmara de Manteigas gasta cerca de 100 mil euros com o certame. Um valor justificável, afirma José Manuel Biscaia, porque se trata de dinheiro bem aplicado. “Queremos afirmar definitivamente Manteigas como o verdadeiro coração da Serra da Estrela e esta é a melhor forma de o fazer”. A Serra da Estrela é um local de grande afluência turística no Carnaval e Biscaia acredita que, “com um programa qualificado, Manteigas vai ser uma referência como destino turístico durante a quadra festiva”.