Por Eduardo Alves


A UBI vai receber mais de 400 alunos já na mês de Abril

Mudam-se de armas e bagagens para a Covilhã, os estudantes de comunicação. Desde 2002 que, anualmente, várias centenas de jovens universitários se reúnem na cidade de Coimbra para um encontro nacional. Na sua quarta edição o ENEJC vai ter lugar entre os dias 21 e 25 de Abril próximo, na cidade serrana.
Esta iniciativa partiu dos membros da direcção do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação (UBImedia). Segundo os responsáveis pelo núcleo, “esta é uma das acções mais importantes no campo do ensino da comunicação”. Actualmente, em Portugal, existem 54 licenciaturas dirigidas para a área do jornalismo e dos media leccionadas em universidades públicas e privadas e escolas politécnicas.
Perante este cenário e tendo em conta os números das edições anteriores, os promotores deste evento esperam trazer à Covilhã “entre 300 a 400 participantes”.




Conferências e workshop’s animam evento

Com o intuito de atrair o maior número possível de universitários da área, o UBImedia, que conta com a colaboração da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e da própria instituição, tem já estruturado um programa que contempla várias actividades.
Debater questões actuais como “o fenómeno crescente da blogosfera e das novas tecnologias ao serviço da comunicação” são alguns dos objectivos do encontro. Outro dos pontos em análise neste quarto ENEJC passa “pela qualidade da formação pedagógica dos docentes da área e pela situação das saídas profissionais dos licenciados em comunicação”. O programa de actividades integra também painéis dedicados a vários tipos de assuntos como o jornalismo cultural, o humor na publicidade ou ainda as relações entre publicidade e jornalismo. Durante os cinco dias, os participantes podem ainda frequentar workshop’s de jornalismo radiofónico e televisivo, de novas tecnologias, de fotografia digital ou de produção de vídeo. Sem que ainda sejam conhecidos os nomes dos intervenientes nos vários debates, a organização espera para breve “resposta a vários convites que foram feitos”. Durante o encontro, a organização deste evento orçado em 50 mil euros, prevê “discutir a possibilidade de criação de uma Associação Nacional de Estudantes de Comunicação”.